As palavras com som nasal são aquelas que, ao serem ditas, o ar passa pela cavidade bucal e pelo nariz. Comumente, as palavras com som nasal são aquelas que possuem til, a letra M ou N.
Enquanto nas vogais orais, como o seu nome indica, o ar sai pela boca, nas vogais nasais a corrente de ar vibrante passa, ao mesmo tempo, pelas cavidades bucal e nasal. Se colocarmos o dedo debaixo do nariz ao pronunciar uma vogal nasal, vamos sentir que o dedo é acarinhado pelo ar que sai do nariz.
Aqui também usamos o "M" quando há um som nasal antes da letra "B". Acontece da mesma forma quando o som nasal vem antes da letra "P", como em "campo", "tampa". ... Temos, então, essa regra: a letra "M" finaliza uma sílaba quando a letra da sílaba a seguir for "P" ou "B".
Vogais orais A corrente de ar vibrante passa, ao mesmo tempo, pelas cavidades bucais e nasais. Para marcar o som nasal das vogais na escrita utilizamos o til, o m ou o n. São cinco as vogais nasais: /ã/ = ímã, anta, canto, ambos.
Nasalização. A nasalização ou o a nasalidade é tudo aquilo que envolve um aspecto do som nasal, do nariz. De forma específica, com relação ao M e N no final de uma sílaba, ela ocorre da seguinte maneira: a palavra queriaM e a palavra taNta. O som nasal parece o mesmo, mas as letras são diferentes.
Podemos usar "M" no final das palavras ou antes de "P" e "B". E usamos "N" quando está antes de outras consoantes, menos "P" e "B".
M = Usa - se antes de " P, B" . N = Usa - se antes de consoantes, porque se usa "M " antes de "p e b" , então vai usar o resto sem ser "p e b" Vai usar "N".