Tecido conjuntivo denso modelado
Os ossos do crânio são imóveis, com exceção da mandíbula, que é móvel, permitindo o movimento da boca e a mastigação; e o temporal que dá pequenos movimentos nas laterais do crânio. Diferentemente da mandíbula é um osso semimóvel. O tronco é basicamente formado pela coluna vertebral, pelas costelas e pelo esterno.
A face é composta por 14 ossos divididos em pares e ímpares. Os pares são: a maxila, concha nasal inferior, zigomático, palatino, nasal e lacrimal. Os ímpares são: a mandíbula e o vômer.
mandíbula
Maxila. Esse osso constitui a maior porção da face e nele se insere a maior parte do tecido muscular, responsável pelas expressões faciais. Assim como os ossos nasais, ele também se conecta a todos os ossos da órbita (exceto o osso frontal).
Sinusite bacteriana é uma infecção bacteriana dos seios da face (espaços ocos nos ossos da face ao redor do nariz). A sinusite bacteriana muitas vezes vem depois de uma infecção viral, como um resfriado ou gripe. Os sintomas mais comuns são nariz entupido e dor ou pressão na região ao redor do nariz.
Além da mandíbula , os demais ossos do viscerocrânio são : duas maxilas , dois zigomáticos, dois palatinos , dois nasais, duas conchas nasais inferiores, dois ossos lacrimais, um vômer .