Significado de Biblioteca substantivo feminino Coleção de livros que se dispõe de maneira ordenada. Local onde essas coleções são guardadas.
Substantivos coletivos
Se o que você quer saber é classe gramatical, biblioteca é um substantivo feminino.
1 Coleção de livros, pública ou privada, classificados segundo algum critério, com o objetivo de conservá-los e de facilitar a consulta e o estudo.
1 - O papel da biblioteca é o de ser um local onde as pessoas vão em buscar de aprimorar seus conhecimentos, um espaço tanto para estudo como para a leitura em silêncio onde a concentração é maior. 2 - O bibliotecário possui a função de por catalogar os livros, revistas, documentos de acordo com a sua área especifica.
Para os visitantes, as bibliotecas têm três finalidades básicas: estudar, ler e consultar as obras. O público procurador comum das bibliotecas está buscando um estudo sobre um certo tema, de simples leitura por diversão, ou de realização de pesquisa a respeito de alguns assuntos.
Entre os séculos VII e VIII a.C Durante sete séculos, entre os anos de 280 a.C a 416 d.C. A biblioteca reuniu o maior acervo de cultura e ciência da Antiguidade. É considerada a mais famosa e importante do mundo antigo.
A primeira biblioteca do mundo foi erguida em Nínive, a cidade mais importante da Assíria (atual Iraque), pelo rei Assurbanipal II, por volta do século 7 a.C. Nela, foram armazenadas milhares de tabuletas escritas com caracteres cuneiformes, a mais antiga forma de escrita que se conhece.
No ano de 1810, no Brasil, um decreto do Príncipe Regente determinou que deveria ser construída uma sede oficial para a Biblioteca Nacional (antes chamada de Real Biblioteca). A data de 29 de outubro de 1810 é considerada como a da fundação da Real Biblioteca que, porém, só foi de fato aberta ao público em 1814.
Ptolomeu I
Biblioteca Pública do Estado da Bahia
Cecília Meireles
Biblioteca Nacional do Brasil
Com o acervo novamente reunido, o príncipe regente D. João fundou a Real Biblioteca Nacional. Até 1814, apenas os estudiosos podiam consultar a biblioteca e, mesmo assim, mediante autorização régia. Depois dessa data, o acesso foi liberado ao público.
A origem etimológica da palavra museu vem do grego e quer dizer musas. As musas eram entidades da mitologia grega, filhas de Zeus e de Mnemosine, a deusa da memória.
A instituição é beneficiária do Depósito Legal (lei que assegura o registro e a guarda da produção intelectual nacional; possibilita o controle, a elaboração e a divulgação da Bibliografia Brasileira corrente; garante a defesa e a preservação da língua e das culturas nacionais; recebe doações e aquisições de obras).
Resposta. Resposta: A vinda da Família Real Portuguesa para o Brasil, no ano de 1808, selou a elevação do Brasil à condição de Reino Unido, junto a Portugal e Algarves. Esse fato, obviamente, fez com que o Brasil deixasse de ser colônia.
Abrigada hoje numa belíssima construção do início do século passado na Avenida Rio Branco, na cidade do Rio de Janeiro, a Biblioteca Nacional nasceu em Portugal e foi trazida ao Brasil três anos após a vinda da família real portuguesa. ...
Fundou o Banco do Brasil, Jardim Botânico, Academia Real Militar, Bibliotecas, construções de teatros, Academia de Belas Artes do Rio de Janeiro, Imprensa brasileira (autorização para publicação de jornais), pavimentação de ruas, construção de casas, edificação de universidades e Museus (Real e Nacional).
Autonomia administrativa. Permissão de ter imprensa. Fundação da academia militar, da marinha e de um hospital militar. Criação da Fábrica de Pólvora (Rio de Janeiro);Criação do Jardim Botânico do Rio de Janeiro;Criação da Academia Imperial de Belas Artes.
Em 1808, foram criadas a Escola de Cirurgia da Bahia, a Escola Anatômica, Cirúrgica e Médica do Rio de Janeiro e a Academia Militar, tal como a Biblioteca Nacional, em 1810.
Resposta. O rei trouxe a Missão Francesa para o Brasil, estimulando o desenvolvimento das artes no nosso país. Criou o Museu Nacional, a Biblioteca Real, a Escola de Artes e o Observatório Astronômico.
Medidas culturais tomadas por D. João