Como o país é visto e representado nesse poema? Resposta: No poema, o país é visto como um lugar único e melhor: aqui haveria mais estrelas, mais flores, mais bosques, mais vida e mais amores, ou seja, aqui o eu lírico seria realmente feliz.
A canção do exílio é um poema composto por cinco estrofes, das quais três são quartetos (quatro versos) e dois são sextetos (seis versos) . A obra foi escrita por Gonçalves Dias no ano de 1843 , quando ele ainda estava na Universidade de Coimbra (Portugal), cursando direito.
Portugal
Resposta. Uma relação de intertextualidade, uma vez que há termos da Canção do Exílio presentes no Hino Nacional.
Canção de Exílio, obra de Gonçalves Dias, é um romance de cunho nacionalista, em que há uma descrição literária do ambiente brasileiro. Devido ao alto grau de nacionalismo, trechos do poema estão incluídos no hino, como em: "Nossos bosques têm mais vida / Nossa vida em teu seio mais amores".
Um hino nacional é geralmente uma composição musical patriótica que evoca e elogia a história, as tradições e as lutas de seu povo, reconhecidas pelo governo de um país como a canção nacional oficial símbolo do Estado, ou por convenção, através do uso pelo povo.
Normalmente,se usa as aspas quando se está escrevendo algum tipo de texto, poema, ou algo do tipo e o escritor pega um trecho ou uma frase de outra obra.
a) a pátria é retratada de maneira que se tenha um registro fiel da sua fauna e flora, sem interferência da emoção do poeta, como em “Canção do Exílio”.
Resposta. Resposta: o lugar deixando para trás (a pátria)e o lugar em que o eu poético se encontra no momento em que sente saudades.
As palavras “lá” e “cá” representam o lugar deixado para trás e o lugar em que o eu poético se encontra no momento em que sente saudades.
O exilio (do latim exilium = banimento, degredo) é o estado de estar longe da própria casa (seja cidade ou nação) e pode ser definido como a expatriação, voluntária ou forçada de um indivíduo.
1 - Que visão de pátria é apresentada no poema? Confirme sua resposta transcrevendo dois versos do texto em seu caderno. Uma visão positiva e idealizada da pátria (Brasil). “Minha terra tem primores”; “Nossos bosques têm mais vidas/Nossa vida mais amores”.
Resposta. Amor e admiração pela pátria, tal que a descreve com adjetivos que supõem seu explendor, beleza e natureza jamais encontrada em outras terras.
10 – A distância da terra natal provoca no eu lírico: a) Tristeza.
Saudosismo, exaltação da natureza, patriotismo exacerbado (UFANISMO) são três características do Romantismo neste poema.
Entre as marcas principais do Romantismo estão o sentimentalismo, a supervalorização das emoções pessoais, o subjetivismo e egocentrismo. É dessa maneira que os poetas se colocavam como o centro do universo. Dentro de um universo particular, o poeta sente a derrota do ego, produz frustração e tédio.
Características do realismo