Para detectar uma infiltração, fique atento a sinais de danos causados pela água, como descascamentos na tinta ou no papel de parede e manchas desbotadas. Cheiros estranhos também podem indicar um vazamento interno. Para descobrir o local exato da infiltração, abra a parede ou use um hidrômetro.
6 sinais de infiltração para prestar atenção ao comprar um apartamento
Os indícios mais frequentes para você saber como descobrir vazamento de água são as manchas e rachaduras formadas nas paredes, no chão ou no teto. Além disso, é bastante comum que surja mofo no local da infiltração - provavelmente, você conseguirá perceber por conta do odor característico.
Descubra a origem da infiltração no teto A falta de impermeabilização — ou falhas nesse processo — é uma das principais causas. No entanto, a umidade também pode ocorrer devido à corrosão de armadura da laje, degradação dos materiais usados na edificação, descolamento de pinturas, calhas entupidas, entre outros.
Primeira pintura teto de alvenaria Após secagem da limpeza, Medeiros recomenda a utilização massa acrílica em toda área exposta a umidade, como cozinha, banheiro e lavanderia. “Você até pode aplicar [a tinta acrílica] direto, porém a aplicação não ficará tão perfeita”, comenta.
Para preparar uma solução eficiente, você deve misturar água sanitária com água comum, colocar em um borrifador e, depois, espirrar a solução na parede. Espere alguns minutos e, então, esfregue bem o local com um pano, uma esponja ou uma escova de cerdas resistentes.
“Pode diluir na água o saponáceo cremoso ou então pode fazer uma mistura caseira de água, vinagre e detergente porque o vinagre é ácido e ajuda a remover a sujeira. Em cinco litros de água coloca meia xícara de vinagre e duas colheres de sopa de detergente.
Usar água sanitária na região da mancha de mofo Certifique-se de que ela seja não abrasiva. De forma suave, esfregue a mancha. Procure utilizar luvas de borracha, limpando a região de dentro para fora. Depois enxague o local usando uma esponja molhada e deixe secar até o dia seguinte.
Trabalhando em profundidade. Primeiro, use uma lixa d'água para tentar retirar as manchas de infiltração. Se elas forem menores e recentes, uma lixada por cerca de meia hora já irá resolver o problema. Depois, aplique outra demão de tinta por cima para que o local fique igual à parede.
Esfrega. Limpeza é fundamental para evitar manchas na nova pintura. Se a parede estiver somente suja, água e detergente nela. Se estiver com mofo, use água sanitária.
A primeira – e mais simples – é a utilização de detergente comum e água morna. Para paredes com manchas mais complexas, utilize uma mistura com a mesma quantidade de vinagre branco e água morna. Nos dois casos utilize um pano de microfibra ou um pano branco macio. Faça movimentos leves, evitando retirar a pigmentação.
A melhor delas é pintar as paredes com um efeito que disfarça as imperfeições. Por exemplo, o efeito revestido ou arenoso pode cumprir essa função de uma ótima maneira. Finalmente, você também tem a alternativa de usar papel de parede para toda a área.