1 estupefacto, abismado, admirado, assombrado, banzado, bestificado, boquiaberto, chocado, contérrito, embasbacado, enlevado, espantado, espavorido, estarrecido, estupefato, extasiado, impressionado, maravilhado, obstúpido, paralisado, pasmado, pasmo, perplexo, siderado, surpreendido, surpreso, varado.
Significado de Grilhões substantivo masculino plural Corrente de metal, com argolas intercaladas e ligadas umas às outras. Corrente grossa de ferro utilizada para prender pessoas julgadas e sentenciadas: prisioneiro preso com grilhões. [Figurado] O que prende, tira a liberdade; cadeia, laço, prisão.
Significado de Cadeia substantivo feminino Ligamento formado por anéis metálicos presos uns aos outros; corrente. Local usado como prisão ou para encarcerar bandidos; cárcere, xadrez. Tipo de algemas usadas para prender; grilhões, grilheta. [Figurado] O que prende, tira a liberdade, confina; servidão, cativeiro.
6 sinônimos de grilhões para 3 sentidos da palavra grilhões: 1 cadeias, correntes. 2 prisões, dominações.
1. Quebrar a corrente. Quando se faz ou opina algo a contragosto dos demais, por vezes ameaçando ou prejudiando o planejado ou aquilo que pretendia a maioria.
Resposta. grilhões é uma corrente de metal, formada por anéis, em forma de cadeado. também pode ser algemas e cordões de ouro; grilhões também pode ser cadeia ou prisão. Correntes(ornamentos de cadeia) são elos ligados feitos de metal.
O prisioneiro que se liberta e sai da caverna é uma pessoa que está cansada de acreditar naquilo que as pessoas dizem que é verdade e vai atrás da verdade plena. A sair da caverna essa pessoa descobre que aquilo que ele era habituado a ter como verdade era uma grande mentira.
As sombras são distorções das imagens e os ecos são distorções sonoras. Por isso, esses elementos simbolizam as opiniões erradas e o conhecimento preconceituoso do senso comum que julgamos ser verdadeiro. A saída da caverna: sair da caverna significa buscar o conhecimento verdadeiro.
E) As sombras representam o conhecimento ilusório, errôneo: o conhecimento dos sentidos. 2. (UEM – Verão 2008) “Sócrates: Imaginemos que existam pessoas morando numa caverna. Pela entrada dessa caverna entra a luz vinda de uma fogueira situada sobre uma pequena elevação que existe na frente dela.
A sombra significa a projeção que o ser humano, preso na caverna, enxerga a realidade que o cerca. São apenas ideias da realidade.
Os prisioneiros da caverna sofrem todos do mesmo engano: acreditam que as sombras que vêem são as coisas reais mesmas, e não sombras delas.
Resposta. Resposta: Que ela estão presa a convicções engessadas, se impossibilitando de viver e interagir com um mundo diferente do que esta habituado. Aceitando apenas pessoas que compactuem do mesmo grupo de características afins e repudiando quem não as possuem.