As estatinas são agentes hipolipemiantes que exercem os seus efeitos através da inibição da HMG-CoA redutase, enzima fundamental na síntese do colesterol, levando a uma redução do colesterol tecidual e um conseqüente aumento na expressão dos receptores de LDL.
O funcionamento da medicação se baseia no controle da produção de colesterol pelo fígado e no bloqueio de enzimas que estimulam a produção do LDL no corpo. Algumas fórmulas de estatinas são a sinvastatina, atorvastatina, rosuvastatina, fluvastatina, lovastatina, entre outras.
Tipos de Estatinas São elas: lovastatina e pravastatina, ambas de origem natural. sinvastatina, de origem semi-sintética. rosuvastatina, atorvastatina e fluvastatina, de origem sintética.
Indicada para reduzir os riscos à saúde decorrentes das doenças cardiovasculares, a Sinvastatina diminui os níveis do mau colesterol (LDL) e de triglicérides ao mesmo tempo em que aumenta o bom colesterol (HDL) no sangue.
Estatinas de semivida curta (sinvastatina, lovastatina, fluvastatina de libertação imediata e pravastatina) - A biossíntese do colesterol varia durante o dia, alcançando um pico máximo entre a meia noite e as 5 - 6 h da manhã.