Existem dois tipos de disgrafia: a disgrafia motora e a disgrafia perceptiva.
Procedimentos Básicos:
Dos cinco estudos, três utilizaram a Escala de Disgrafia de Lorenzini para avaliar a prevalência desse distúrbio. Quanto à prevalência de disgrafia, esta variou de 22,0% a 61,3%, sendo que em outro estudo apresentou a prevalência total de dificuldades de leitura e escrita (67,0%).
A disgrafia pode ser considerada como uma alteração que afeta a funcionalidade da escrita desenvolvida pela criança. Os problemas ficam evidentes principalmente no que se refere à grafia e ao traçado.
A dislalia (do grego dys + lalia) é um distúrbio da fala, caracterizado pela dificuldade em articular as palavras. Basicamente consiste na má pronúncia das palavras, seja omitindo ou acrescentando fonemas, trocando um fonema por outro ou ainda distorcendo-os ordenadamente.
3) Dislalia – é o mau pronunciamento das palavras, a pessoa omite ou acrescenta fonemas, troca sílabas ou deforma a palavra dita. ... A dislexia não causa trocas de palavras ou letras como a dislalia, pois na maioria das vezes a criança que apresenta esse distúrbio não pode decifrar as letras nem as palavras.