O LED RGB, na verdade, é um conjunto de três LEDs encapsulados, cada um com uma cor distinta: o vermelho (Red), o verde (Green) e o azul (Blue). O RGB se refere, portanto, às cores primárias para a luz. Misturando-se as três e mudando suas intensidades individualmente, podemos fazer qualquer cor do espectro visível.
Fitas LED RGB: possuem chips que emitem luzes na cor vermelha, verde e azul, que juntas podem reproduzir qualquer cor, com exceção à branca.
Como identificar a polarização de um LED RGB? Para ter uma referência, tens que identificar a maior perninha, que pode ser o anodo comum ou o catodo comum. As perninhas seguem essa sequência: Vermelho, Anodo ou Catodo Comum, Verde, Azul.
A Lâmpada LED RGB é um produto diferenciado para projetos luminotécnicos decorativos que utiliza 3 LEDs distintos. Através deste mecanismo, é possível escolher entre as três cores, ou fazer alterações entre elas, graças ao controlador RGB.
As Melhores Lâmpadas Inteligentes Para Comprar em 2021
Para instalar a fita LED basta desligar a rede elétrica, conectar seu fio e o do driver no borne de forma a ficar positivo com positivo e negativo com negativo, prendê-los bem com a chave de fenda e repetir os passos com o outro borne na parte da rede elétrica.
Coloque os fios da fita de LED no conector que vem junto do produto com atenção à polaridade deles (é só encaixar e prender os parafusinhos com uma chave de fenda fina). Depois, é só juntar o conector e o plug que vai na tomada para conseguir iluminar o seu ambiente.
Confira 9 dicas de iluminação para quarto
Preparando a fita Ao longo da fita LED estão às indicações de corte, localize o ponto e corte o mais próximo possível. Importante! Em cada extremidade da fita LED deverá estar visível os terminais para que se já possível realizar a ligação. É indicado soldar essas extremidades para evitar a oxidação.
Os modelos de fita 3528 só produzem as cores vermelho, verde e azul, enquanto as fitas 5050 produzem uma gama maior de cores. E o modelo 6803 funciona com o famoso chroma de cores, em que ele produz o degrade de todas as cores, como um “arco-íris”. Neste caso, a escolha do melhor modelo vai depender da sua necessidade.
Fita LED Branco Frio 5630 Para quem procura uma luz mais potente, a fita de LED Branco frio 5630 é uma opção de qualidade. Isso porque seu modelo de chip proporciona uma luminosidade maior. Com 4 800 lúmens, possui uma iluminação equivalente a 3 lâmpadas incandescentes de 100 watts.
Melhores Fitas de LED em 2021
LEDs de boa qualidade tem uma vida útil de 50 a 100mil horas (ou seja, 10 anos de uso – se não forem expostos a variações de temperatura e alterações de tensão, por exemplo). Já os LEDs de baixa qualidade, de 20 a 30mil horas. A qualidade do chip da fita LED é o item mais importante a ser observado.
A fita LED 5050 possui medida de 10 mm de largura e é consideravelmente mais potente em relação ao modelo anterior, pois além de ter LEDs triplos, seus LEDs são maiores, medindo 5 mm por 5 mm. A fita LED 5050, assim como a fita LED 3528, está disponível em versões RGB, ou seja, coloridas.
Quanto mais lúmens e menos Watts tiver uma lâmpada, menos energia ela consumirá. E para quem precisa de mais luz, com o mesmo formato do bulbo normal, existem as lâmpadas de LED de 14 ou 15 Watts, que rendem cerca de 1.
2mm a 3mm
Qual modelo de fita de LED é recomendável para sancas? Cristiane recomenda a fita de LED que não tenha fonte. Isso porque no caso da sanca de gesso, é um pouco difícil de esconder essa fonte. Nesse caso, opte por fitas de LED ou mangueiras de LED que não tenham uma fonte.
Geralmente são utilizadas lâmpadas T5 ou fita de LED dentro da sanca para criar uma iluminação indireta.