Direito Romano Esses jurisconsultos tinham duas funções: a de ditar as regras processuais e a de dar parecer com força de lei. Eles tinham a mesma autoridade do Imperador.
O jurista é o profissional que estuda o direito, o operador desta ciência, tem uma função importantíssima na sociedade: zelar pelo bom cumprimento da lei, por uma sociedade justa, democrática e ajudar os mais fracos.
Neste sentido, por exemplo, o Moderno Dicionário da Língua Portuguesa (Lexicoteca, Círculo de Leitores), o Dicionário Enciclopédico Koogan/Larousse e o Dicionário Actual da Língua Portuguesa (Edições ASA) definem também jurista como «estudante de direito», «pessoa que conhece, que defende as leis», «advogado».
Um jurista, no sentido estrito, é alguém que estuda, analisa e comenta a lei, ensina Direito ou escreve livros jurídicos o que contrasta com um advogado, alguém que assessora e defende juridicamente um cliente e pensa o direito em termos práticos. ... O jurista possui um amplo conhecimento da "lei".
Acho mais fácil "conceituar" as posições de cada um, porque daí derivarão as diferenças: Advogado é o profissional habilitado a patrocinar interesses de clientes no que diz respeito a questões jurídicas. ... Um advogado, um juiz ou um promotor, por definição, deveriam enquadrar-se todos na categoria de 'jurista'.
substantivo masculino e feminino Especialista em direito jurídico, geralmente, trabalha dando consultoria e emitindo pareceres jurídicos; jurisconsulto: o jurista deu parecer nulo, considerando a ação improcedente.
R$ 5.
Por isso, confira a seguir uma relação com alguns advogados que fizeram história no Brasil:
Para se inspirar: conheça o perfil dos 10 advogados mais poderosos do Brasil
Melhores advogados do Brasil
Quanto ganha um advogado nas diferentes áreas do Direito?
Salário de um advogado por especialidade