Existem três tipos de levantamentos topográficos que podem ser utilizados para a medição dos elementos e características de um terreno: o planimétrico, o altimétrico e o planialtimétrico. O primeiro se refere às medidas em um plano, enquanto o segundo levanta medidas na vertical.
Na prática, a planta topográfica fornece informações sobre relevo, curvas de nível, perfil longitudinal, seções transversais, elementos existentes no local, metragem, cálculo de área, pontos cotados, norte magnético, coordenadas geográficas, acidentes geográficos.
Topometria, que trata da medição de distâncias e ângulos de modo que permita reproduzir as feições do terreno o mais fielmente possível, dentro das exigências da função a que se destina o levantamento topográfico produzido com essas informações. Ela subdivide-se, ainda, em planimetria e altimetria.
A topometria pode ainda se subdividir em duas classes: planimetria e altimetria: planimetria: medição dos ângulos e das distâncias no plano horizontal, em uma perspectiva com visada “do alto” da área; altimetria: medição dos ângulos e distâncias verticais, apresentando as diferenças de nível e altitude.
Relação altimetria. Ola Pessoal! Muitos corredores de montanha questionam sobre a relação distância x altimetria, ou confundem altimetria x altitude. ... Essa é a relação do quanto subimos, e não da altimetria que é outro indicador: no caso, essa montanha tem o ponto máximo dessa variação na altitude de 2600m.
Domos – ou cúpulas – são utilizados há milhares de anos na construção civil, sendo uma das formas mais eficientes de coberturas, por oferecerem grande rigidez ao sistema.
DATUM: é um sistema de referência utilizado para o cômputo ou correlação dos resultados de um levantamento. Existem dois tipos de datums: o vertical e o horizontal. O datum vertical é uma superfície de nível utilizada no referenciamento das altitudes tomadas sobre a superfície terrestre.
Este é o Datum utilizado no Sistema GPS. No Brasil, temos outros modelos da Terra e o Datum oficial do país definido pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) chama se ‐ SIRGAS 2000 - Sistema de Referência Geocêntrico para as Américas, ano 2000.
Consequentemente foi feita uma mudança de Datum para o World Geodesic System 84 – WGS-84 que é o Datum utilizado pelo Google Earth evitando-se erros de posicionamento quando os pontos forem sobrepostos à imagem.
ENTÃO QUAL É A PRECISÃO? Altimetria: Quem conseguir descobrir a altitude ideal no Google Earth vai conseguir 90m que é a precisão do SRTM. Sem qualquer ajuste a precisão é 1:360.