A tabela periódica está organizada em sequências de elementos químicos por ordem crescente de número atômico. ... Esse método de organização foi proposto por Henry Moseley ao reconfigurar a tabela proposta por Dmitri Mendeleiev.
A Tabela Periódica é organizada em ordem crescente de número atômico, sendo que as colunas são as famílias e as linhas horizontais são os períodos. ... Por isso, a Tabela Periódica atual é organizada em linhas horizontais em ordem crescente de número atômico.
Os elementos na tabela estão arranjados horizontalmente, em seqüência numérica, de acordo com seus números atômicos, e se organizam através dos períodos e famílias. ... Famílias ou grupos: As linhas verticais da tabela são organizadas de acordo com as estruturas similares da camada externa dos elementos.
Logo após organizar os elementos em ordem crescente de massa atômica, Mendeleev manteve o padrão, mas posicionou os elementos em colunas horizontais e verticais, respeitando as características e semelhanças dos elementos.
Em 1869, enquanto escrevia seu livro de química inorgânica, Mendeléev organizou os elementos na forma da actual tabela periódica. ... Colocando as cartas numa mesa, organizou-as em ordem crescente de massas atómicas, agrupando-as em elementos de propriedades semelhantes, formando assim a tabela periódica.
ordem crescente de massa atômica
Resposta: Os elementos Gálio e Germânio. Explicação: Com a chegada desses elementos, obteve-se a prova concreta para a previsão de Mendeleev.
Descoberta dos elementos químicos
Tabela periódica de Mendeleiev: ordem crescente dos elementos em função de sua massa atômica. A visão do gênio russo Mendeleiev foi tão audaciosa e intempestiva que o levou a deixar espaços vazios em sua tabela para serem preenchidos futuramente por elementos químicos ainda não conhecidos na época.
As colunas verticais, que são em número de 18, são denominadas de famílias. A Tabela apresenta 18 colunas, que formam apenas 16 famílias divididas em oito do tipo A e oito do tipo B.
As famílias da tabela periódica são os grupos 1, 2, 13, 14, 15, 16, 17 e 18, dispostos de acordo com os respectivos números atômicos e as propriedades físicas e químicas dos elementos. Esses grupos correspondem às duas primeiras colunas verticais e as seis últimas colunas, também verticais, existentes na organização.
Todos são gasosos e possuem baixa reatividade. Os gases nobres são os elementos da família 18 da Tabela Periódica, também chamada de família VIII-A ou zero. Esses elementos são: hélio (He), neônio (Ne), argônio (Ar), criptônio (Kr) xenônio (Xe) e radônio (Rb).
Os ametais ou não metais são os onze elementos químicos mostrados acima, isto é, carbono, nitrogênio, fósforo, oxigênio, enxofre, selênio, flúor, cloro, bromo, iodo e astato.