Exercícios para dor no joelho
Exercitar-se é a melhor maneira de minimizar o desgaste e as dores no trio coluna, quadril e joelho. Foto: Bigstock. | Foto: Se você ainda não pratica uma atividade física de maneira regular, o conselho é: pare tudo que está fazendo, busque um exercício que lhe interesse e insira-o imediatamente em sua rotina.
O problema é que alguns fatores podem contribuir para que a cartilagem desapareça, como a idade, excesso de peso e da prática de atividades de alto impacto, esforço repetitivo da articulação, histórico familiar, alterações hormonais e deformidade articular.
A artrose primária ocorre principalmente devido ao uso excessivo de uma articulação, mas também pelo envelhecimento natural do indivíduo. O uso repetitivo das articulações ao longo dos anos causa danos à cartilagem, que leva a dor nas articulações e inchaço.
A isso segue-se o espessamento dos ossos e uma destruição da superfície da articulação. As consequências são dores e rigidez articular e uma deformação crescente. Num estadio mais adiantado, a cartilagem da articulação deixa de estar apenas lesionada, mas é completamente gasta e desaparece.
Confira os cuidados para acabar com as dores nas articulações e ainda prevenir que esse desgaste evolua para uma doença no futuro:
Os principais sintomas envolvem dor, inchaço, vermelhidão e aumento do volume (tumefação) das articulaçõe no corpo. Além dessas doenças, existem inúmeras outras causas que podem levar a uma dor articular, como: gripe, Hepatite A, B ou C, Doença de Lyme, sarampo, caxumba, rubéola e osteomielite.
A dor nas articulações, também chamada de dor articular, é uma sensação de desconforto, dor ou incômodo em uma ou mais articulações do corpo. Dor nas articulações pode ocorrer com ou sem movimento muscular e pode ser grave o suficiente para limitar o movimento.