Veja algumas opções que podem ajudar nos treinos:
O ideal é comer entre 30 minutos e até no máximo 3 horas após os treinos. Por se tratar de uma refeição após um esforço físico, é importante comer já nas primeiras horas, pois é o momento em que as fibras musculares começam a se regenerar e precisam dos alimentos para ajudar nessa função.
Alimentos como peito de frango, peixe, leite desnatado, iogurte natural desnatado e ovos são excelentes opções de proteína e podem compor o seu cardápio voltado para o que comer pós treino. Já os carboidratos podem ser pães, arroz ou macarrão, todos na opção integral.
“De um modo bem geral, é importante esperar no mínimo 60 minutos após a comida para começar o treino, ou então a digestão vai competir com o exercício pela energia do seu corpo”, diz o médico.
O primeiro foi orientado a tomar banhos frios após cada treino: a água deveria estar a 10º C e eles tinham que se manter no chuveiro (ou na banheira) por 15 minutos. Já o segundo recebeu instruções para permanecer sentado durante 15 minutos depois do exercício.
A maioria dos nutricionistas recomenda consumir algo antes e depois de um treino. Isso porque sem glicogênio (a energia vinda dos carboidratos), o corpo tem mais dificuldade de queimar gordura. Pior, rouba proteína da massa magra para usar como combustível. E aí lá se vai o músculo e a gordura fica.
Cuidado com a quantidade, pois a elevação súbita de glicose pode levar à fraqueza, entretanto, a melhor hora, seria após o exercício, quando os estoques de glicogênio muscular e hepáticos estão vazios, e assim o carboidrato ingerido (açúcar) não será armazenado na forma de gordura.
4) Bolos e tortas: Apresentam grande concentração de carboidratos, porém não são carboidratos específicos para serem ingeridos após o treino. Além de possuírem grande concentração de gordura trans. A sensação de saciedade vai ser momentânea.
Doces e alimentos industrializados que contam com açúcar artificialmente adicionado são alguns alimentos que devem ser evitados. Além de promover o acúmulo de gordura e consequente ganho de peso, os alimentos ricos em açúcar não beneficiam o ganho de massa.
Shake pós-treino de banana com Whey Protein
O que comer antes de treinar
“O ideal é comer um ovo pós-treino. Se quiser ingerir mais proteína, quebre outra clara e adicione à receita”, sugere a nutricionista Ariane.
O consumo de proteína, como o ovo, no pré-treino pode ser benéfico para quem busca ganho de massa muscular, já que o nutriente deve ser ingerido no decorrer do dia, de forma fracionada, para melhorar a síntese de massa magra.
Para ganho de massa muscular, consuma proteínas: feijão, ervilha, lentilha, grão-de-bico, soja, todos os tipos de carnes, ovo, leite, queijos e iogurte são bons exemplos. Segue abaixo o exemplo de um cardápio do dia com aproximadamente 2.
Os estudos não mostram um consenso na quantidade de ovos permitida por dia, mas consumir cerca de 1 a 2 unidades por dia faz bem para a saúde em pessoas saudáveis, de acordo com a Associação Americana do Coração.
Então, sem mais delongas, comer ovo diariamente não faz mal à saúde. Juntamente com uma alimentação equilibrada pode até trazer vários benefícios para o organismo. Por exemplo, ajudar a controlar o colesterol, favorecer o ganho de massa muscular ou prevenir doenças nos olhos.