Bem, para ser mais vantajoso, o álcool precisa ser equivalente a 70% (ou menos) do valor por litro da gasolina. Ou seja, se o resultado final dessa multiplicação for 2,95, só valerá a pena abastecer com etanol se o preço estiver menor do que isso.
Com isso, o etanol é um pouco mais denso que a gasolina, cuja densidade varia entre 0,72 e 0,76 gramas por centímetro cúbico, porém é menos denso que a água, que possui valor médio de 1 g/cm³.
Na hora de abastecer, o preço do etanol (valor por litro) deve ser dividido pelo da gasolina. Caso o resultado seja menor ou igual a 0,70 (ou seja, 70%), o etanol é mais vantajoso; se for superior, a gasolina está valendo mais a pena.
Levando em consideração a quantidade energética, a gasolina é um combustível mais eficiente que o etanol, pois, quanto maior a quantidade de energia liberada, mais eficiente é o trabalho do motor, ou seja, melhor é seu desempenho.
Se o motorista prefere autonomia, o ideal é abastecer apenas com gasolina. Isso porque o consumo do derivado do petróleo é menor. Mas se faz questão do desempenho, não há dúvidas, o melhor é encher o tanque com etanol.
Nos motores Flex, todo o tratamento de revestimento das peças que ficam em contato com o combustível foi dimensionado para o etanol hidratado, que em comparação à gasolina tem maior impacto quanto à oxidação.
Quanto mais tempo o álcool estiver no tanque, maior será a concentração de água. ... Por isso, ao deixar o carro a gasolina sem funcionar muito tempo ou mesmo ao admitir uma gasolina “velha” pelo sistema de partida a frio (no carro a álcool ou flexível), pode haver dificuldade de ligar o motor.
Já a colocação de gasolina em um carro a diesel irá causar danos, mas sempre dependerá da quantidade de gasolina injetada. Se for inserida uma quantia considerável (mais de uma quarta parte do depósito), é possível que o motor ligue, mas vai parar imediatamente.
Em primeiro lugar, é preciso saber que o combustível errado deve ser retirado do tanque. E não basta extrair a quantidade colocada, toda a mistura precisa ser inutilizada. Isso porque, quando o veículo é abastecido, o combustível que já está no tanque se mistura com a conteúdo despejado.
Não. A ausência das velas de ignição é apenas uma das diferenças entre os motores a diesel e a gasolina. No motor a diesel, o ciclo de combustão é outro, baseado na queima de combustível ocasionado pela pressão e não por ignição – por isso não é necessária a centelha produzida pelas velas.
O processo utilizado para separar o óleo diesel da gasolina é a destilação fracionada. O óleo diesel e a gasolina são duas substâncias líquidas compostas por hidrocarbonetos que formam uma mistura homogênea.
Mistura de gasolina e diesel não é aconselhada por especialista e não traz benefícios ao motor. Muito pelo contrário... Não funciona. Veja o que diz o engenheiro Erwin Franieck, mentor de engenharia avançada da SAE Brasil.
*No uso deve ser utilizado a mistura de gasolina com óleo para motor 2 tempos, o volume de dosagem é de 25 a 30 ml para cada litro. ... Isso causará mal funcionamento na partida, potência insuficiente e danos no motor. *Não utilize óleo para motor 4 tempos,isso causara danos nos anéis do pistão.
O óleo lubrificante de motor é especificado para o combustível que o propulsor queima. ... Não se deve, portanto, utilizar óleo especificado para motor diesel num motor a gasolina e vice e versa.
Como a gasolina se mistura com o óleo, ela passa a diluí-lo com o tempo, além de agir como solvente desprendendo as crostas de óleo queimado das paredes internas do motor, o que lhe confere a cor escura e a aparência e cheiro de queimado.
Depois de trocar o óleo diesel em um motor, ele sempre parecerá preto e nunca ficará dourado depois de apenas muito! curto período de tempo. Isso ocorre porque o resíduo de óleo antigo deixado quando o óleo é trocado sempre retém uma certa quantidade de contaminação e causa a descoloração.
Os óleos de motor podem ser classificados em mineral, sintético ou semissintético. Desses, o melhor é o sintético. Embora seja o menos acessível dos três, foi criado especialmente para os motores diesel. Portanto, é o mais resistente a altas temperaturas e tem muito tempo de duração no motor, protegendo-o melhor.
Kit TROCA DE OLEO E FILTRO F1000 Mwm 226 229 15w40 - Lubrax Turbo. com o nível de desempenho API CH-4 ou inferiores. Disponível no grau SAE 15W-40.
As 8 melhores marcas de óleo de motor do mercado