Anteriormente nomeada de perônio, situa-se póstero-lateralmente à tíbia e serve principalmente para descarga de peso. A fíbula articula-se com dois ossos: tíbia e tálus. Articula-se com a tíbia proximalmente e distalmente e com o tálus distalmente.
Geralmente 12 semanas (3 meses). é o tempo necessário para a consolidação óssea das fraturas do tornozelo. O parafuso da sindesmose é utilizado para manter os ossos da perna (tíbia e fíbula) alinhados um relação ao outro enquanto o ligamento que os estabiliza cicatriza sem ser excessivamente tensionado.
O médico aponta algumas alternativas práticas e fáceis para desinchar após cirurgia, tais como a elevação da região operada, quando possível. “Outras opções possíveis são: utilização de compressas frias, compressão elástica (faixas, luvas ou meias elásticas), ou ainda drenagem manual”, recomenda.
Uma fratura maleolos quando bem acompanhada leva em torno de 6 a 8 semanas para consolidação óssea. Isso sem complicações. Porém para a recuperação funcional completa (retorno ao normal) pode levar mais tempo associando a fisioterapia.