Biologicamente falando, possuímos muitas semelhanças. Todos possuem um mesmo ancestral comum, o funcionamento do corpo, as necessidades básicas, nossa condição humana, somos formados por células, etc. E em caráter religioso, somos todos filhos de Deus.
Fabiano de Abreu Rodrigues é um jornalista, psicanalista, neuropsicanalista, empresário, escritor, filósofo, poeta e especialista em neurociência cognitiva e comportamental, neuroplasticidade, psicopedagogia e psicologia positiva.
A senhora, por já ter vivido mais tempo pode até ser saudável, estar descansada, mas seu corpo já possui menos resistência do que o da jovem. As variáveis em ambos os casos são diferentes. A resistência nos braços da senhora para se segurar durante uma virada brusca serão menores e, portanto, maiores serão as chances dela cair e se machucar. Assim também serão maiores as chances de ela se machucar gravemente, já que seu corpo já não se regenera de forma tão eficiente quanto o da jovem. Em uma queda, o que seria um roxo na perna da moça, pode ser uma fratura no fêmur da idosa. Logo, elas são iguais em alguns pontos, são seres humanos, mas ambas com situações físicas diferentes, há vulnerabilidade. O princípio de redução de danos se torna fundamental para o convite da equidade depois que o da igualdade já foi estabelecido.
Primeiro você trata de forma igual, a igualdade vem primeiro. Posteriormente, para adequar às necessidades que ainda restam, aplica-se a equidade, conseguindo um sistema realmente justo e balanceado.
O ser humano busca viver dignamente e plenamente. O desafio está em permitir que todos conquistem essa condição. A igualdade consiste em tratar todas as pessoas como iguais, independentemente do quão diferentes sejam.
Hoje vivemos em um mundo marcado pela mudança. É comum nossos pais relatarem com saudosismo das coisas do tempo deles. Em contraponto a isso, temos as mais extraordinárias promessas para o futuro. Nosso tempo tem sido marcado pelas diversas divisões sociais, conflitos étnicos e relações sociais rápidas e fragmentadas. A tecnologia tem modificado radicalmente a natureza. Vivemos na era das incertezas num mundo turbulento onde cada vez mais se fala em crise.
Acho que nessa questão, cada um responde de acordo com seu ponto de vista... Para mim, a semelhança é que todos nós somos humanos e devemos ser tratados igualmente, e o que nos torna diferentes é que cada um tem seu modo de pensar, de agir diante ao mundo.
Pelo oque pude entender sobre o Texto estudado e que a Sociologia nada mais é que uma Ciência Humana que tem como objetos de estudo a sociedade, a sua organização social e os processos que interligam os indivíduos em grupos, instituições e associações.Sociologia estuda os fenômenos sociais, compreendendo as diferentes formas de constituição das sociedades e suas culturas.
O que é sociologia? Sociologia é uma ciência que tem por objetivo compreender o comportamento social, as relações sociais e as dinâmicas de interação social para buscar explicar as estruturas sociais criadas no âmbito da modernidade, que inclui o advento do capitalismo, das revoluções burguesas e da revolução industrial.
Diversos fatores nos tornam diferentes. São eles, a personalidade, o comportamento, as atitudes, as características físicas, o meio cultural em que estamos inseridos, impressões digitais únicas, o caráter, entre outras características.
Agora que entendemos que a sociologia está preocupada com os aspectos sociais e não individuais podemos conceituá-la. Ela é um estudo que aborda como temática sociedade. Todavia, somente esta definição é insuficiente uma vez que a História também estuda a sociedade. Desta maneira sociologia é um estudo das relações sociais entre os indivíduos e grupos. Ou seja, preocupa-se com o comportamento social destes a partir de “influências sociais”. Podemos exemplificar desde um encontro entre dois amigos até as relações globais como uma rede social como o facebook.
Atualmente detém o prêmio do jornalista que mais criou personagens na história da imprensa brasileira e internacional, reconhecido por grandes nomes do jornalismo em diversos países. Como filósofo, criou um novo conceito que chamou de poemas-filosóficos para escolas do governo de Minas Gerais no Brasil.
Proprietário da agência de comunicação e mídia social MF Press Global, é também um correspondente e colaborador de várias revistas, sites de notícias e jornais de grande repercussão nacional e internacional.
Lançou os livros “Viver Pode Não Ser Tão Ruim”, “Como Se Tornar Uma Celebridade”, “7 Pecados Capitais Que a Filosofia Explica” no Brasil, Angola, Paraguai e Portugal. Membro da Mensa, associação de pessoas mais inteligentes do mundo, Fabiano foi constatado com o QI percentil 99, sendo considerado um dos maiores do mundo.
Mestre em Educação e Graduado em Ciências Sociais. Professor do Programa do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí – Campus Campo Maior. Dedica-se a pesquisas sobre condições de trabalho docente e desenvolve projetos relacionados ao desenvolvimento de tecnologias.
as coisas são na verdade uma imperfeição daquilo que esta no mundo das ideias. de acordo com Platão, para chegarmos no mundo das ideias é necessário muito estudo e concentração. nada no mundo é perfeito.
Para Sócrates, a essência do homem é a alma, que por sua vez é a consciência de si como personalidade intelectual e moral. A aceitação da sua ignorância , segundo Sócrates, é o que faz o homem buscar conhecimento e elaborar suas ideias e conceitos; sem se prender aos costumes e dogmas impostos.
Até onde sabemos, a Terra é o único lugar onde se desenvolveram formas de vida que tentam compreender o significado da sua própria existência e do universo, mesmo existindo como civilização há pouco mais de 10 mil anos.
Planeta Terra, também conhecido por planeta água, é o corpo celeste que habitamos. Nosso planeta apresenta uma dinâmica diferenciada e diversas particularidades. Vivemos no planeta chamado Terra, também conhecido como mundo, e até onde sabemos, trata-se do único planeta habitável do Sistema Solar.
O Sistema Solar, localizado na galáxia Via Láctea, consiste no conjunto de planetas, planetas anões e diversos outros astros do Universo, como asteroides, meteoros, cometas, satélites, entre outros. O Sol é a estrela central desse sistema, exercendo intenso domínio gravitacional sobre os demais corpos celestes.