Os sócios de capital (também chamados de sócios patrimoniais) devem integralizar sua parte no capital social de forma pecuniária. Já os sócio de serviço integralizam sua parte no capital social com a continuidade de seu trabalho e, portanto, não podem ceder suas cotas a terceiros.
Sócio é alguém que se alia a outra pessoa ou entidade em busca de um objetivo comum nos negócios. O termo implica em parceria, o que significa que os aliados caminharão juntos, de alguma forma. Ser sócio de uma empresa implica em ser dono de parte (ainda que mínima) dela.
O sócio proprietário é o empreendedor responsável pela criação da empresa, ou seja, é o próprio proprietário do negócio. Como forma de compartilhar as questões envolvidas na gestão do negócio, bem como os custos e trabalho, o que pode ser exercido pelo chamado sócio cotista ou investidor anjo.
O Código Civil, no artigo 1.
De acordo com o artigo 1.
Concluindo, na sociedade simples, a responsabilidade dos sócios é ilimitada e, quando um sócio deixa a sociedade, transferindo sua participação para um ou mais sócios ou a terceiros, o sócio retirante, pelo prazo de dois anos, permanece responsável pelas obrigações da sociedade existentes quando da sua saída.
As sociedades se classificam em razão de responsabilidade dos sócios pelas obrigações sociais: responsabilidade ilimitada (nome coletivo), mistas (comanditas) e responsabilidade limitadas (sociedade limitada e anônima).
A Sociedade Simples é constituída por duas ou mais pessoas que reciprocamente se obrigam a contribuir com bens ou serviços, para o exercício de atividade econômica e a partilha entre si, dos resultados, não tendo por objeto o exercício de atividade própria de empresário.
Mas como abrir uma Sociedade Anônima?
Uma sociedade é composta por membros que compartilham um princípio fundamental, geral, vinculando todos, dentro do grupo, a uma mesma finalidade ( o bem comum).
Microempresa (ME) — LTDA (Simples Nacional — prestação de serviços) de dois ou mais sócios
O custo médio para abrir uma empresa e ter um CNPJ varia de acordo com o Estado. O gasto com documentação e contador pode variar de R$ 500,00 até R$ 1500,00. Uma vez aberta a empresa, há também os custos iniciais da operação que são: Aluguel, funcionários, conta de água, luz, telefone, contador e impostos.