Neoplasia Maligna Características Microscópicas - Pleomorfismo celular, pouco diferenciada, mitose frequentes e atípicas, hipercromatismo das células, relação núcleo/citoplasma alterada, invasão dos tecidos subjacentes.
Se não é possível determinar a causa da inflamação, serão ditas inespecíficas. Um exame negativo para células neoplásicas significa que não há células altamente diferenciadas, sem metástase e com pouca diferença entre as células testadas e as células do tecido normal.
Este é um resultado Normal e comum do Papanicolau onde "alterações celulares reativas" são benignas e associadas ao mecanismo fisiológico vaginal onde há processo de descamação e citólise (troca de células mortas por novas) como renovação e defesa do epitélio cervical/vaginal compondo o corrimento percebido.
Boa noite meu exame deu alterações celulares benignas reativas ou reparativa inflamação, o que quer dizer? Resultado tranquilizador,indica ausência de câncer ou de lesões que possam se tornar câncer . Siga sua rotina de preventivo ginecológico conforme orientado por seu médico.
Alterações celulares benignas reativas ou reparativas: Inflamação. Lesão intra-epitelial de baixo grau (compreendendo efeito citopático pelo HPV e neoplasia intra-epitelial cervical grau I).
A citologia oncótica é o método de rastreamento para o câncer cervical, pois o diagnóstico precoce garante sucesso do tratamento, reduzindo os casos de mortalidade por esse câncer.
Exame papanicolau detecta quais doenças?
Esse exame é a principal estratégia para prevenção e/ou diagnostico precoce da neoplasia maligna do colo de útero. Quando as chamadas lesões precursoras (que antecedem o aparecimento efetivo da doença) são detectadas, as chances de cura do quadro são de 100%.
O Papanicolau é um dos exames mais realizados para manter um bom controle ginecológico da mulher. Este exame, também conhecido como citologia cervicovaginal, é realizado durante a gravidez para identificar alterações no colo do útero.
O exame pode ser feito em qualquer período da gestação, preferencialmente até o 7º mês. Não está contraindicada a realização do exame em mulheres grávidas, porém a coleta deve ser feita com a espátula de Ayre e não usar escova de coleta endocervical, independente da idade gestacional.