As principais complicações que podem ser ocasionadas pela disfagia são o aumento das chances de pneumonia aspirativa; a ampliação do tempo de internações, devido à desnutrição e à desidratação; o desinteresse por alimentos; a debilitação da saúde de modo geral; e a perda da qualidade de vida.
O termo disfagia pode se referir tanto à dificuldade de iniciar a deglutição (geralmente denominada disfagia orofaríngea) quanto à sensação de que alimentos sólidos e/ou líquidos estão retidos de algum modo na sua passagem da boca para o estômago (geralmente denominada disfagia esofágica).
A disfagia não é uma doença, mas sim um sinal de algum mau funcionamento do esôfago. Ela pode ser causada por distúrbios de ordem neurológicas, mecânicas, psicológicas e também pode decorrer do envelhecimento natural.
O sintoma mais comum de câncer de esôfago é o problema de deglutição, a sensação de que a comida está presa na garganta, denominada disfagia. A disfagia é geralmente um sintoma causado por um câncer já de tamanho considerável.
Algumas vezes, a regurgitação ocorre sem que exista uma causa física aparente. Nesses casos, a regurgitação é denominada ruminação. Durante o processo de ruminação, pequenas quantidades de alimentos são regurgitadas do estômago, geralmente entre 15 e 30 minutos depois de a pessoa comer.
É sempre essencial que um adulto supervisione as brincadeiras dos pequenos. Muitos brinquedos, principalmente aqueles “piratas” podem apresentar peças pequenas e perigosas que podem ser ingeridas e gerar sufocamentos e até levar à morte em casos mais graves de engasgo.
Em pacientes com corpos estranhos animados tendem a apresentar sintomas em ambas as narinas. Podem ocorrer oclusão nasal, dores de cabeça, espirros com secreção serosanguinolenta e febre. É necessário diferenciar de sinusites, rinites bacterianas ou atresia de coana unilateral.
Quase todos os corpos estranhos podem ser removidos das vias aéreas com um broncoscópio. Se o objeto não causar problemas respiratórios de emergência e for removido imediatamente, a maioria das pessoas se recupera bem. A inalação de objetos grandes pode ser fatal.