O Sabouraud Dextrose Agar (Ágar dextrose Sabouraud) é um meio não selectivo para cultura e manutenção de fungos patogénicos e não patogénicos, especialmente dermatófitos. A selectividade é conseguida através da adição de cloranfenicol.
Principais meios de cultura utilizados e suas aplicações
Qual ágar é responsável pelo cultivo de espécies de Cândidas e fungos filamentosos, particularmente associados a infecções superficiais e caracterização macroscópica do fungo filamentoso (colônia gigante)? Ágar Thayer-Martin Chocolate. Ágar MacConkey.
Seres eucariontes pertencentes ao reino Fungi. Algumas espécies são responsáveis por patologias na espécie humana. Palavra-chave: heterótrofos por absorção, micoses, hifas, micélio.
A identificação dos fungos é baseada quase que exclusivamente em sua morfologia tanto macro como microscopicamente. Como eles habitam os mais variados substratos, apresentam em decorrência, uma sucessão formidável de tipos morfológicos, dos mais simples aos mais complexos.
Os fungos são organismos agrupados, segundo a classificação de Whittaker, no Reino Fungi. Esses organismos podem ser encontrados em diferentes ambientes e são importantes ecologicamente, pois realizam o papel de decompositores, e também economicamente, pois são usados desde a medicina até em nossa alimentação.
Os fungos são classificados em três grupos taxonômicos embora sejam considerados quatro: os Zigomicetes; bolores dos gêneros Mucor e bolores pretos, comuns sobre pão envelhecido. Ascomicetos; Leveduras, morquelas e trufas. Basidiomicetos; cogumelos de chapéu, licopudon, cogumelo comestível, fuligem.
Os fungos são organismos eucariontes que apresentam nutrição heterotrófica, ou seja, não conseguem produzir seu próprio alimento. Seus principais representantes são os cogumelos, orelhas-de-pau, leveduras e bolores.
Habitat dos Fungos Os fungos possuem diversos tipos de habitat visto que são encontrados no solo, na água, nos vegetais, nos animais, no homem e nos detritos em geral.
Estrutura dos Fungos Esses seres são constituídos por um emaranhado de tubos ramificados e envoltos por uma parede de quitina. O emaranhado é denominado micélio e os tubos que o compõem são chamados de hifas.