A obtenção do gás oxigênio em laboratório pode ocorrer de várias formas, mas apresentaremos duas: 1) Por aquecimento do clorato de potássio (decomposição térmica) em presença de um catalisador (substância que aumenta a velocidade da reação).
Para uma substância mudar do estado gasoso para o estado líquido é necessário aumentar a pressão e diminuir a temperatura, simultaneamente. Isso porque, se continuadamente for exercida pressão sobre um gás, as partículas se aproximam e começam a se chocar.
Ingestão de oxigênio líquido – o que acontece será o seu último. De início, sua garganta vai ficar congelada e seu pescoço vai explodir como um copo de vidro quente em contato com água gelada. Enquanto o oxigênio líquido entra no seu corpo, tudo será congelado até a temperatura ficar balanceada.
Na teoria e no laboratório, a injeção de oxigênio e de vapor no carvão resulta na produção de hidrogênio. No processo, oxigênio líquido é colocado em um reservatório especial, localizado nas galerias da mina de carvão, onde se transforma em oxigênio gasoso, começando o processo denominado de gaseificação de carvão.
A mais importante aplicação do ar líquido é a separação dos vários componentes do ar: obtenção de oxigénio, de azoto, de árgon e de néon. É também utilizado na produção de explosivos e na investigação científica para a obtenção de temperaturas muito baixas.
O oxigênio torna-se líquido à temperatura de -182,96 °C (ponto de ebulição) e solidifica a -222,65 °C (ponto de fusão). É extraído do ar atmosférico por destilação fracionada.
-218,8 °C
Resposta: Líquido, deixando em ênfase que o Ponto de Fusão do Oxigênio é de -218,8°, ou seja, abaixo dessa medida, ele passa a ser sólido. O ponto de Ebulição do Oxigênio é de -183°, portanto, acima dessa medida, ele se encontra em estado gasoso, como é encontrado na atmosfera.
Conversão de volume de gás
2.