Partido Trabalhista Brasileiro
31 de janeiro de 1961 – 25 de agosto de 1961
O governo de Jânio Quadros durou apenas sete meses, sendo ele, por isso, o presidente da república que ficou menos tempo no poder. Apesar da curta duração, seu governo foi marcado por medidas esdrúxulas, como as proibições de rinhas de galo e do biquíni.
Verificado por especialistas Podemos afirmar que entre as realizações do governo Jânio Quadros, de 1961, a proibição das brigas de galo (um crime contra os animais), além da reaproximação com países socialistas, o que não ocorria desde o fim da Segunda Guerra Mundial e a Guerra Fria.
"Varre, varre, vassourinha..." foi o jingle da campanha "varre, varre vassourinha, varre a corrupção", mote usado por Jânio Quadros, candidato do PTN apoiado pela conservadora UDN nas eleições para a presidência do Brasil em 1960.
4) (Mackenzie) Foram características do breve governo Jânio Quadros em 1961: ... o estilo personalista e polêmico do presidente, além da oposição conservadora à política externa independente de seu governo.
Um grupo de militares quis impedir, em 1961, a posse do vice-presidente João Goulart, que estava em visita à China comunista, na ocasião da renúncia de Jânio. ... Pode-se dizer que o principal fator para a renúncia de Jânio Quadros, em 1961, foi: a) o discurso de Lionel Brizola, de 20 de agosto.
Um enorme déficit na Balança Comercial brasileira, aumento rápido da dívida externa, alta inflação e desemprego crescente eram as características da crise econômica dos primeiros meses do governo de Jânio Quadros.
Jânio representava a promessa de revolução pela qual o povo ansiava. Embora Jânio fosse considerado um conservador - era declaradamente anticomunista - seu programa de governo foi um programa revolucionário.
16 de fevereiro de 1992
Foi em 1960, na campanha de Jânio Quadros, que pela primeira vez a televisão foi associada à eleição. Assim, surgiu a primeira propaganda eleitoral da TV. Com duração de vinte e quatro segundos, uma família de três pessoas, mãe, pai, e filho, aparecem sentados à mesa, tomando o café da manhã.
23 de novembro de 1891 - Deodoro da Fonseca renuncia à presidência da República.
16 de fevereiro de 1992
31 de janeiro: Jânio Quadros torna-se o 22° presidente do Brasil, sucedendo Juscelino Kubitschek. 25 de agosto: Jânio Quadros renuncia ao cargo de presidente da República. ... 7 de setembro: João Goulart toma posse como o 24° presidente do Brasil.
13 de agosto — Começa a ser erguido o Muro de Berlim. 25 de agosto — Após crises, Jânio Quadros renuncia ao cargo de presidente do Brasil. 7 de setembro — João Goulart toma posse como presidente do Brasil. 30 de outubro — URSS testa no oceano Ártico a Tsar Bomba, a maior bomba atômica a ser detonada na história.
23 de maio: O Pagador de Promessas é o primeiro filme brasileiro a ganhar a Palma de Ouro no Festival de Cannes, na França. 15 de junho: Presidente João Goulart sanciona a lei que eleva o território do Acre à categoria de estado. ... 13 de julho: Presidente João Goulart sanciona a lei que institui o 13° salário.
A Ditadura militar no Brasil teve seu início com o golpe militar de 31 de março de 1964, resultando no afastamento do Presidente da República, João Goulart, e tomando o poder o Marechal Castelo Branco.
Os governos civis que vieram após a Ditadura Militar tiveram que lidar com a desigualdade social, o endividamento e a inflação herdados desse período anterior. A nova fase política no país foi marcada por inúmeras tentativas de ajustes e pela inserção do país na lógica da globalização e do neoliberalismo.
As principais mudanças políticas foram realizadas nos anos de 1964 e 1968, quando foi instaurada a Ditadura Militar no Brasil. ... As principais mudanças foram feitas pelo AI-2, que instaurou o bipartidarismo, fechando partidos políticos e as eleições indiretas para presidente e vice, pelo Congresso Nacional.