O multímetro é desligado, escolhendo-se a posição correspondente na chave seletora. Deve-se selecionar a escala imediatamente superior ao valor esperado da grandeza que se quer medir.
Escalas de tensão contínua: 200mV, 2V, 20V, 1000V ou 200mV, 2V, 20V, 1000V ou 1kV. Escalas de tensão alternada: 200V, 750V. Escalas de resistência: 200Ω, 2000Ω ou 2kΩ, 20kΩ, 200kΩ, 2MΩ ou 20000kΩ Escalas de corrente contínua: 200uA, 2000uA ou 2mA, 20mA, 200mA, 2A, 10 ou 20A.
3) Para medir a tensão de 12V é só conectar o conector vermelho na saída do fio amarelo e o preto no fio preto. A ordem pode ser inversa também, não tem problema. Atenção: Cuidado para não fazer contato de uma saída com a outra. Tenha cautela nesta hora.
O importante é que esteja sempre de acima de 105 volts para tensão 110V, e acima de 205 volts para rede 220V. Observe que deixamos na escala 200V pois o aparelho consegue medir até 200V então ele medirá sem problemas. Na rede trifásica em 380V temos 380V entre as fases e 220V entre fase e neutro.
Para a medição de corrente alternada (AC) as escalas mais comuns são 50V, 200V, 750V, 1000V, para os multímetros mais simples as escalas geralmente são 200V e 750V. A seleção da seção e das escalas é feita através de uma chave rotativa.
Para você medir a corrente você deixará o multímetro em serie com a carga, no exemplo utilizamos uma lâmpada para realizar a medição da corrente. Então temos uma lâmpada com a tensão alternada de 127V tendo uma potência de 60 watts através do aparelho em série ele dará o resultado de 0.
Por exemplo, na tensão 127/220V o valor 127 é obtido quando se mede a tensão entre fases R e o neutro; o valor 220V é obtido quando se mede a tensão entre R e S. Ou seja, o segundo valor é a tensão da linha da rede trifásica dividido pelo raiz de 3.
No sistema trifásico, a rede elétrica dispõe de quatro condutores, três condutores de fase (R, S, T) e um condutor neutro. O sistema elétrico é caracterizada por três ondas monofásicas que trabalham juntas, sendo que as fases estão defasadas no tempo de 120 graus. ...
No bifásico, dois fios, e no trifásico, três. Somando-se o fio neutro, sabemos que no sistema monofásico teremos dois condutores, no bifásico, três, e no trifásico, quatro. No primeiro sistema, a tensão elétrica pode ser de 127V ou 220V. ... Já no trifásico, entre 127V, 220V e 380V.
Quando o transformador é Monofásico, a ligação entre ele e o local abastecido pela energia elétrica é feita apenas com dois fios: uma fase e um neutro. ... O fornecimento Trifásico, utilizado nas regiões urbanas e por indústrias, é a ligação feita por quatro fios: três fases e um neutro.
A principal diferença entre o split convencional e o inverter é a velocidade com que a temperatura é alterada, mais rápido que o normal. ... Como o inverter mantém uma constância, o aparelho trabalha menos para controlar essas alterações do clima e, consequentemente, gasta menos energia, já que evita picos de energia.
Tecnicamente falando, a rede monofásica comporta as voltagens de 110V e 220V, já a trifásica comporta 220V e 380v. ... Resumindo, a rede monofásica conta com dois fios, 1 fase e 1 neutro, que geralmente apresentam uma voltagem de 127v ou 220V, a depender da concessionária de energia, chegado a até 8.
São também os modelos mais baratos de ar-condicionado split. A grande novidade e diferencial entre os Splits Hi Wall, é a tecnologia Inverter. Os aparelhos de ar-condicionado Split Hi Wall Inverter podem ser até 60% mais econômicos que o Hi Wall convencional, mas seu custo também é mais elevado.
O ar-condicionado split Hi-Wall, como o nome diz, é um modelo split que é instalado na parte de cima da parede, é o mais popular dos modelos de ar-condicionado split, sendo facilmente encontrado em residências e locais públicos de pequeno porte.
O ar-condicionado split surgiu do tipo janela. O split, no entanto, tem os componentes divididos em duas partes. ... Por isso, ele garante que o nível de ruído no ambiente seja bem menor que o ar-condicionado do tipo janela. Exemplo de condensador de ar-condicionado do tipo split.
A principal diferença entre os modelos piso-teto e hi-wall, além da aparência, é o alcance. ... Quando instalado nesses locais, o piso-teto apresenta um menor consumo – de até 40% – em relação ao mesmo ambiente com um split hi-wall, além de atingir as temperaturas de forma rápida.