Dinizia excelsa
sequoia gigante
A maior árvore do mundo em volume: General Sherman Tree
Sequoia
Salix herbacea, ou salgueiro anão, é descrito por algumas fontes da Internet como a menor árvore do mundo. Também é conhecido como o salgueiro menos ou o salgueiro coberto de neve. Outros vêem a "árvore" como um arbusto lenhoso que não atende à definição de uma árvore aceita por botânicos e silvicultores.
Nome Científico: Lagerstroemia indica Com o limite máximo de crescimento de 8 metros essa pequena árvore é uma ótima opção para cenários urbanos tendo como principal destaque a sua copa que possui um rosa contagiante quando está em período de floração. Suporta bem podas mais pesadas e se caracteriza por ser decídua.
O primeiro passo para o plantio é posicionar a manta drenante no fundo do vaso, o objetivo é que a terra não escape pelo dreno e ao mesmo tempo permita que a planta respire. Em seguida a manta deve ser coberta com argila, aproximadamente 5 cm de altura e sobre esse material coloque mais uma camada de manta.
Em geral, os bonsais precisam de exposição de três horas ao sol. Já a quantidade de água varia com a espécie, mas é importante não deixar a água secar. Quanto mais jovem a planta, mais cuidados são demandados. Além de modelagem e poda, na medida em que o bonsai cresce é preciso transplantá-lo para um vaso maior.
Cuidar de uma árvore Bonsai não é tão difícil como normalmente se pensa. No entanto, como as árvores de Bonsai são plantadas em vasos pequenos, algumas orientações básicas devem ser seguidas na rega, adubação e transplante de suas árvores.
É um pinheiro branco com aproximadamente 400 anos de idade que comprova que algumas espécies de bonsais quando bem cuidadas podem viver muitos anos.
Algumas exceções são importantes de se ressaltar: para estimular o Bonsai a florescer, use um adubo com alto teor de Potássio (K) (como NPK 6:6:12); e para árvores mais antigas, você pode usar adubo com teor de Nitrogênio (N) um pouco mais baixo ou reduzir a quantidade de adubo aplicado.
Confira abaixo 5 dicas caseiras para adubar a terra:
Características: Osmocote Plus é um adubo químico com micronutrientes de liberação lenta de 3 a 4 meses. A liberação dos nutrientes ocorre por pressão osmótica quando o adubo entra em contato com a umidade. O Osmocote Plus é um dos adubos mais completos e recomendados para a arte Bonsai.
Componentes do solo do bonsai Os componentes mais importantes para as misturas de solo de Bonsai são Akadama, pedra-pomes, rocha de lava, adubo orgânico para plantas e cascalho fino (ou areia grossa). Da esquerda para a direita: adubo orgânico para plantas, Akadama, pedra-pomes e rocha de lava.
O solo ideal para um bonsai O solo ideal passa por colocar uma terra misturada com húmus, areia e terra barrenta ou terra japonesa específica, pois é a que oferece mais nutrientes e vantagens para o desenvolvimento e crescimento de um bonsai saudável.
Qual a diferença entre terra vegetal, substrato e condicionador de solo? A terra vegetal é basicamente a primeira camada do solo misturada com restos de matéria orgânica, como folhas, caules e cascas. Já o substrato confere sustentação à planta, retém água e ajuda na síntese de nutrientes.
Uma medida de areia de construção, uma medida de terra comum, meia medida de carvão triturado (pedaços bem pequenos / pozinho), uma medida de cascalho em pedaços bem pequenos (ou perfila) e se tiver adubo orgânico (Húmus de minhoca, fibra de coco etc… ) coloque uma medida de adubo.
Para isso, siga a seguinte receita:
Para cada 20 litros da mistura, adicione 150 gramas de farinha de osso. Caso queira fazer alguma modificação, poderá usar esterco curtido, não excedendo 50%, ou cama de aviário 30% e de peru 15%. Pode também adicionar à mistura casca de arroz carbonizada (50% do total).
Substrato é o termo técnico pra nomear aquilo no que uma planta é plantada. Não é a mesma coisa que “terra” (um conjunto de características físicas, químicas e biológicas a que se dá o termo técnico de “solo”), mas você pode se referir a ele como a “terrinha” na qual a planta cresce, que não mata ninguém.
Preparando o substrato A composição deve ser de 2/3 de adubo orgânico para terra. Deixe o solo um pouco úmido, mas nunca encharcado. As sementes podem fungar facilmente com substratos ou solos com excesso de água. Para testar, aperte o solo na mão.
A turfa é um material de origem vegetal, formado basicamente por Spaghnum, um grupo de musgos. É muito comum encontrar turfa misturada com a perlita, haja visto que a junção dos dois substratos gera inúmeros benefícios ao seu cultivo.
Vermiculita – É um dos substratos mais usados no cultivo, considerado um componente chave para a manutenção da hidratação das plantas. Aumentar o uso de vermiculita no substrato é uma boa opção para plantas que ficam sob estresse hídrico, já que este mineral tem alta capacidade de retenção de água.