Os principais temas abordados pela Filosofia no Direito são: os métodos de produção, a Justiça, a propriedade, a liberdade, a interpretação e a aplicação jurídica das normas e princípios, a igualdade, a função do Direito, e o Direito propriamente dito; observando padrões, escrutinando razões, desvendando interesses, ...
9), para quem a Filosofia do Direito “é a própria Filosofia enquanto voltada para uma ordem de realidade, que é a 'Realidade Jurídica'”. ... Decorre desse conceito que a atividade Filosófica, quando voltada para o Direito, leva consigo toda a tradição e força que vem da Filosofia Geral.
século XIX
A tarefa da filosofia corresponde ao estudo de problemas fundamentais que se relacionam a existência, ao conhecimento, a verdade, aos valores morais, a ética e a linguagem.
É possível afirmar que a Filosofia do Direito possui sua matriz bem identificada historicamente; quanto aos teóricos que marcam a transição de momentos históricos da Filosofia do Direito, nem tanto. ... Considerando os teóricos e filósofos que a entendem como ciência autônoma da Filosofia Geral.
A filosofia, como expoente do conhecimento racional pensado de maneira sistemática, surgiu na Grécia em meados do século VI a.C. Essa nova ciência surgiu a partir da necessidade de explicar o mundo de maneira racional.
A história da Filosofia da Educação no Brasil iniciou no final do século XIX e início do século XX, com o intuito de ingressar o tema nas áreas de formação de professores, que seriam os propulsores de uma nova era na educação nacional.
Fatos históricos que marcaram o nascimento da Filosofia:
A Filosofia tem lugar de nascimento, a Grécia, e um “pai”, Tales de Mileto. A Filosofia grega surgiu a partir da poesia, da religião e das condições sociopolíticas.
o modo filósofo de pensar da Grécia surgido por que eles não sabiam o por que das coisas a natureza era um mistério para eles, a partir dai criaram o modo dos deses gregos, como eram deuses tinham que serem cultos a partir dai que surgiu o modo filósofo das pessoas pensaram e falarem.
A filosofia grega é dividida entre três períodos principais: pré-socrático, socrático (clássico ou antropológico) e o helenístico.
A filosofia grega está dividida em três períodos: Período Pré-socrático (séculos VII a V a.C.): corresponde ao período dos primeiros filósofos gregos que viveram antes de Sócrates. ... Período Socrático (séculos V a IV a.C.): também chamado de período clássico, nesse momento surge a democracia na Grécia Antiga.
Uma vez que a Idade Média foi um longo período da história ocidental, dividimos a Filosofia Medieval em quatro fases:
Por fim, de modo geral – e tomando como referência o pensamento cristão –, podemos afirmar que a filosofia medieval se divide em dois grandes períodos: a Patrística e a Escolástica.