Como as tensões na ponta da trinca são muito elevadas, devido ao seu alto fator concentrador de tensão, quando se solicita uma peça trincada uma região muito próxima à ponta da trinca escoa e a ponta é cegada. Esta região é conhecida com o nome de zona plástica.
Maclação é a formação de defeitos cristalinos do tipo macla, ou seja, quando há a formação de grãos com contornos praticamente perpendiculares provocados por deslocamentos atômicos na rede cristalina.
Na deformação elástica, o corpo deformado volta ao estado inicial, após cessada a força. Na deformação plástica o corpo não volta mais ao estado indeformado.
O limite elástico, também denominado limite de elasticidade e limite de fluência, é a tensão máxima que um material elástico pode suportar sem sofrer deformações permanentes. ... Os materiais submetidos a tensões superiores a seu limite de elasticidade tem um comportamento plástico.
Para cada tipo de deformação se define uma grandeza chamada tensão, que caracteriza a intensidade das forças que produzem a dilatação, a compressão ou a torção, usualmente descrita como força por unidade de área. A deformação, é a outra grandeza utilizada neste tipo de analises.
Sua unidade mais usual é o N/m (newton por metro) mas também encontramos N/cm; kgf/m, etc. Exemplo: Um corpo de 10kg, em equilíbrio, está preso à extremidade de uma mola, cuja constante elástica é 150N/m. Considerando g=10m/s², qual será a deformação da mola?
Para um corpo submetido à tração, a deformação de engenharia é calculada através da equação (1). Entretanto, se um corpo for tracionado em duas etapas de carregamento, primeiro atingindo um comprimento l1 e em seguida atingindo um comprimento l2, as deformações ficam: ... e1 é a deformação até atingir o comprimento l.
Em física e engenharia, a deformação de um corpo contínuo (ou de uma estrutura) é qualquer mudança da configuração geométrica do corpo que leve a uma variação da sua forma ou das suas dimensões após a aplicação de uma ação externa (solicitação), a exemplo de uma tensão ou variação térmica que altere a forma de um corpo ...
A deformação real ou verdadeira no processo de carregamento pode ser estabelecida imaginando-se uma seqüência de etapas de carregamento onde o corpo alonga-se de um valor Δl.
1. As deformações axiais, ou estiramento, são oscilações radiais das distâncias entre os núcleos enquanto as deformações angulares envolvem mudanças dos ângulos entre as ligações ou, como no modo de deformação assimétrica fora do plano, alterações do ângulo entre o plano que contém as ligações e um plano de referência.
Carga axial é a carga que atua ao longo do eixo central do corpo será conhecida como carga axial. ... A carga atua no caminho normal ao plano da seção transversal do corpo. O que é Uma carga axial descreve uma carga que cria uma força paralela ao eixo de um objeto.
Isto é, quando os pontos se afastam um dos outros (divergem), há uma dilatação e o volume aumenta, θ > 0. As deformações lineares então medem variações de comprimentos (nas direções x, y, z), variações de áreas e de volumes.
Como o esforço interno é um esforço integral da seção transversal de uma barra, para obter o efeito em um ponto da barra, é preciso dividir o esforço normal pela área da seção transversal. O resultado desta divisão é denominado tensão normal: σ = N / A, sendo N o esforço normal na barra e A a área da seção transversal.