Entre os medicamentos que podem causar uma urina alaranjada, os mais comuns são a rifampicina, pyridium e a nitrofurantoína. Ingestão de vitamina B, principalmente a riboflavina (Vitamina B2), também é uma causa possível. Alguns destes medicamentos podem deixar a urina bem alaranjada, com cor de Fanta laranja.
Amarelo citrino: é a cor ideal, devendo ainda ser translúcida. Amarelo escuro/alaranjado: pode indicar desidratação. O especialista lembra que a quantidade de ingestão de água está diretamente ligada à cor da urina. Uma pessoa que bebe muito líquido irá apresentar uma urina diluída de cor amarelo claro.
Alguns dos medicamentos que normalmente causam este efeito são:
O que fazer: É importante consumir bastante líquidos durante o dia, seja água, chás, sucos naturais ou alimentos ricos em água, pois dessa forma além de deixar a urina mais clara, o que é sinal de hidratação, é possível melhorar o funcionamento do organismo.
O que fazer: Aumentar a ingestão diária de água e, se a coloração da urina se mantiver escura por mais de dois dias, consultar um clínico ou um urologista para iniciar o tratamento adequado.
O que fazer: o tratamento deve ser recomendado pelo ginecologista ou urologista é geralmente feito com antibióticos como Amoxicilina, Ampicilina ou Cefalosporina, sendo também recomendado beber bastante água ou sucos de fruta, durante todo o tempo de recuperação.
Cheiro forte indica, talvez, infecção urinária e, se o odor estiver diferente do normal, Marcos alerta sobre a possível presença de açúcar no sangue. O ato de urinar não deve ser dolorido. A frequência do xixi também é importante. Quem ingere pouca água e urina muito pode estar com sintoma de diabetes, por exemplo.