As amarelas para refutar o mau-olhado. As verdes limpam o pensamento atraindo a cura. As azuis são calmantes. As de cor rosa elevam a nossa mente.
1ª — Os colares dos Orixás costumam ser de uma só cor. 2ª — Há algumas exceções (Obaluayê = preto e branco), (Omolu = preto, branco e vermelho), (Nanã = branco, lilás e azul claro), (Exu = preto e vermelho; preto; vermelho), (Pombagira = vermelho; preto e vermelho; dourado).
As GUIAS usadas na Umbanda são aqueles colares coloridos que os médiuns utilizam nos trabalhos, fazendo parte do uniforme do Umbandista. ... Por ser de material altamente atrativo, a guia recebe toda a carga negativa que foi direcionada ao médium e arrebenta. A guia não serve somente como proteção do médium.
As velas rosa e roxa. No entanto, ambos são simbólicos na análise do sonho para o equilíbrio da calma, bem como o amor e a paixão. Estes aspectos complementam-se. O sonhador deve prestar atenção a esse equilíbrio.
A vela de cor preta, com sua vibração pesada, simboliza a morte física e tem a mesma freqüência do Orixá Omulu, o senhor da calunga ou do cemitério. Essa cor de vela jamais deve ser utilizada, pois sua freqüência é altamente negativa, o que usamos é a vela bicolor amarelo e preta.
A vela preta é utilizada tanto para absorver quanto para repelir energias – tanto positivas quanto negativas. Então ela é muito utilizada para absorver energias negativas em lugares carregados, onde exista o mau olhado ou a inveja, para limpar a negatividade e abrir os níveis do inconsciente.