A glicose, também denominada glucose ou dextrose, é uma molécula orgânica com fórmula C6H12O6. É um carboidrato simples, especificamente, um monossacarídeo que é utilizado como principal fonte de energia dos seres vivos, desde as bactérias até os seres humanos.
O termo glicólise significa “açúcar dividido” e é uma referência ao que acontece nesse processo: a glicose, molécula formada por seis carbonos, é quebrada em dois açúcares de três carbonos. Na glicólise, ocorrem dez reações diferentes, que resultam na formação de duas moléculas de piruvato.
→ Resumo. A glicose é um carboidrato do grupo dos monossacarídeos, portanto, é um carboidrato simples. Utilizada pelas células no processo de respiração celular, a principal função da glicose é fornecer energia aos organismos vivos.
A glicose é um monossacarídeo, ou seja, um carboidrato simples que apresenta fórmula molecular C6H12O6. Ela é constituída por seis carbonos, sendo, portanto, um tipo de hexose.
Um molécula de glicose tem 6 átomos de carbono, 12 átomos de hidrogênio e 6 átomos de oxigênio, o que pode ser expresso pela fórmula C6H12O6.
No metabolismo, a glicose é uma das principais fontes de energia e fornece 4 calorias de energia por grama. A glicose hidratada (como no soro glicosado) fornece 3,4 calorias por grama.
Segundo Baye et al. (2009) antes dos treinamentos é ideal que se consuma de 1 a 2 gramas de carboidrato/kg de peso corporal. Após os treinamentos é recomendado o consumo de carboidratos entre 0,7 e 1,5g/kg de peso corporal (SBME, 2009).
Fontes de carboidratos Para ter uma boa fonte de energia durante os treinos, prefira alimentos como a famosa batata-doce, a mandioca, a tapioca e alguns tipos de frutas são essenciais. Esses alimentos também são excelentes para aumentar as fontes de açúcar e gordura do organismo durante os treinos.
Lanches rápidos para consumir antes do treino
5 dicas de alimentos para o seu café da manhã pré-treino