Anastomose: significa ligação entre artérias, veias e nervos os quais estabelecem uma comunicação entre si. A ligação entre duas artérias ocorre em ramos arteriais, nunca em troncos principais.
A maioria das artérias transporta sangue oxigenado (rico em gás oxigênio), mas as artérias pulmonares transportam sangue não oxigenado (pobre em gás oxigênio) do coração até os pulmões.
→ Artérias de médio calibre ou musculares: a principal característica dessa artéria é a presença de uma camada média, constituída, principalmente, por tecido muscular liso, em que podem ser encontradas mais de 40 camadas de fibras musculares lisas.
Túnica média:
As veias e artérias de grande calibre, possuem válvulas que evitam o refluxo sanguíneo. Elas auxiliam que o sangue retorne ao coração, o que é muito importante em regiões distantes como as pernas. Se essas válvulas não funcionam bem levam à insuficiência venosa, gerando as varizes.
Assim como essas valvas, as valvas presentes nas veias possui a função de impedir que o sangue retorne, além de conceder maior resistência aos vasos sanguíneos e aumentar a sua pressão.
- Veias: são vasos que transportam o sangue dos tecidos para o coração. As pulmonares levam o sangue arterial dos pulmões para o coração e as demais veias transportam o sangue venoso.
As veias pulmonares são as únicas que transportam sangue oxigenado ou arterial após a troca gasosa que ocorre no pulmão. As duas veias de maior calibre do corpo são as veias cava inferior e a superior.
Sabendo que o sangue carrega com ele nutrientes e oxigênio que nutrem as células e os tecidos, se o fluxo de sangue for interrompido por muito tempo, pode ocorrer a falta de nutriente e oxigênio nas células e tecidos, com a morte dos tecidos pode ocorrer o processo de necrose na região.