Os solos também são necessários para construção de habitações, desenvolvimento industrial, circulação e transportes, equipamentos de tempos livres e desportos, recepção de resíduos, etc. Nesta função o solo é, geralmente, decapado ou impermeabilizado (betonado).
Funções do solo
O solo sustenta a planta tanto no crescimento quanto nos nutrientes que a planta recebe, a água que é o essencial para as raízes que distribuem para a planta inteira para sua existência. ou seja a função dele é responsável pelo crescimento da planta, fornece nutrientes,fornece água e faz que a raiz se forma no solo.
As características do perfil são a base da classificação e estudo dos solos, mas a sua maior importância está na possibilidade de informar como é que o solo pode ser usado da melhor maneira. ... As camadas superiores ou horizontes do perfil do solo são geralmente de cor mais escura que as camadas inferiores.
As propriedades físicas do solo (textura, estrutura, densidade, porosidade, permeabilidade, fluxo de água, ar e calor) são responsáveis pelos mecanismos de atenuação física de poluentes, como filtração e lixiviação, possibilitando ainda condições para que os processos de atenuação química e biológica possam ocorrer.
3). A matéria orgânica do solo desempenha um papel fundamental na manutenção das funções do solo, dada a sua influência na estrutura e estabilidade do solo, retenção de água, biodiversidade e como fonte de nutrientes para as plantas (fig. ... A ela também se deve o facto de o solo ser um importante sumidouro de carbono.
• Matéria orgânica ajuda a reter os nutrientes no solo Através de algumas reações de decomposição realizadas pelos microrganismos do solo, nutrientes de vital importância, tais como potássio, manganês, cálcio, cobre, nitrogênio, zinco e ferro são imobilizados no solo.
A matéria orgânica (MO) seria formada de organismos, resíduos de vegetais e de animais, em decomposição. A matéria orgânica do solo é a principal reguladora da CTC do mesmo. ... A decomposição da matéria orgânica do solo libera CO2 para a atmosfera, e desta é absorvida, novamente, para formar a matéria orgânica.
fracionamento, matéria orgânica particulada, agregados, plantio direto, pastagem, biomassa microbiana, respiração basal.
O solo orgânico é aquele formado por compostos orgânicos, como o húmus e a turfa. Enquanto isso, no solo inorgânico, esses elementos não estão presentes, sendo composto apenas por minerais.
Solo Inorgânico Os principais minerais que surgem nesse tipo de solo são o calcário, quartzo, mica, argila, dentre outros. Esse tipo de solo não é muito apropriado para agricultura, sendo encontrado, por exemplo, no deserto.
A parte mineral é constituída por fragmentos de rochas e minerais, com formas e tamanho variados. No solo, a matéria mineral ou simplesmente minerais do solo sofrem uma divisão por tamanho de partícula.
Para a fertilidade do solo os nutrientes são classificados como: a) Macronutrientes primários: nitrogênio (N), fósforo (P) e potássio (K). b) Macronutrientes secundários: cálcio (Ca), Magnésio (Mg) e enxofre (S).