Estas são as 10 melhores marcas de tomadas e interruptores do mercado brasileiro de materiais elétricos
DICAS
Nos Estados Unidos o mais comum é o tipo A ou B, com pinos chatos. Já no Brasil, o padrão é o tipo N, com três pinos redondos. O mais adequado é pesquisar antes de viajar e comprar o adaptador compatível antes de ir. Procure comprar mais de um, assim você não fica dependendo de apenas uma tomada.
Lista prática para viajantes: tomadas e voltagem de cada país
As tomadas compatíveis com as brasileiras correspondem ao padrão NBR 14136, que têm três pinos, indicada para aparelhos que demandam aterramento. O único país que usa o mesmo modelo que o brasileiro, chamado de “universal”, é a África do Sul.
Plugue é de 10 amperes porque a voltagem é de 220 volts, quando fritadeira é 110 volts o plugue é de 20 amps, OK .
Para correntes de 10 A, os conectores são menores e mais finos em comparação aos de 20 A, com diâmetro padrão de 4 mm. A tomada de 20 A, por sua vez, tem diâmetro maior, de 4,8 mm. A diferença no diâmetro do furo que recebe os pinos é bem pequena, mas suficiente para impedir que você ligue um aparelho com plugue maior.
Nesse novo padrão, as tomadas possuem tamanhos diferentes, para corrente diferentes. Existe a tomada de 10 amperes, e a tomada de 20 amperes. O plugue de 20 amperes, que será usado em um aparelho que consome até 20A, não vai encaixar em uma tomada de 10 amperes.
O ideal é tomada de 20 A, porém tem que fazer uma análise da carga que esse circuito possui. Olá Leandra, o mais correto neste caso seria utilizar uma tomada de 20A (amperes), ou seja trocar apenas o miolo como chamamos.
Quando o plugue não encaixa é preciso trocar a tomada. E tem mais: você precisa saber se o cabo que alimenta esse ponto tem 2,5 mm², bitola que suporta até 23 A. Apesar de esse tipo de fio ser frequente, adote a recomendação do Inmetro e peça a um eletricista que avalie a instalação.
O recomendado é parar de usar a tomada suspeita e chamar um profissional da área para identificar e corrigir o problema. Da mesma forma, se você notar que o aquecimento ocorre com um único dispositivo, e não com outros de alta potência, é possível que o problema esteja no aparelho.
A tomada está aquecendo pois a corrente elétrica é maior do que a para qual ela foi fabricada. Normalmente se usa tomada de 10A. Secadores de cabelo têm uma potência (watts) que resulta em uma corrente maior que 10A. Por isso aquece.
Toda vez que um fio ou cabo elétrico recebe mais corrente elétrica do que ele é capaz de suportar, o cabo esquenta e a sua resistência elétrica muda, ou seja, quanto mais quente, mais difícil é para os elétrons passarem neste cabo, isto é, a resistência do cabo aumenta.
Normalmente isso ocorre porque a tomada está operando com uma corrente nominal (Ampéres) superior à sua capacidade (especificação), acarretando um superaquecimento e muitas vezes, chegando a derreter a tomada e o plugue do equipamento, podendo gerar um princípio de incêndio.
Carregadores defeituosos podem fazer o celular esquentar. Isso acontece porque fios mal soldados ou desencapados podem ter a resistência à corrente elétrica comprometida, oferecendo risco até de curto-circuitos.
Como se estivesse mal encaixada no aparelho? Isso pode significar que a bateria do smartphone está inchada e é um problema que pode levar à explosão do componente. Se você usa o telefone normalmente durante o dia, mas percebe que ele fica extremamente quente quando está conectado ao carregador, é melhor ficar ligado.