Dizemos que um gene está em linkage ou ligação gênica quando ele está em um mesmo cromossomo e não se segrega de forma independente no momento da formação de um gameta. Sabemos que os cromossomos são formados por uma grande sequência de genes que é responsável por determinar as características de uma espécie.
Quando se estuda uma célula meiótica duplo-heterozigota AaBb e se diz que, para esses genes, está ocorrendo segregação independente, é incorreto afirmar que: * 1 ponto.
A unidade de distância entre genes é a UR (unidade de recombinação) ou centimorgan (em homenagem ao geneticista Thomas Morgan). No nosso exemplo anterior, a distância entre os dois genes é de 17 UR ou 17 centimorgan.
c) Como se calcula a freqüência de recombinantes (c) a partir da progênie de um cruzamento teste? E a porcentagem de recombinantes (%R)? por recombinação (recombinantes) e dividir pelo número total de descendentes. Para ter a %R, basta multiplicar este resultado por 100.
Resposta. Quanto maior distância entre genes, maior será a taxa de permutação, devido a maior possibilidade de “pontos de contato” ou quebra entre as cromátides.
O crossing over possibilita uma maior variabilidade genetica nos cromossomos que terminarão de sofrer meiose, pois como nele ocorre troca de pedaços entre cromossomos homólogos, esses cromossomos com o pedaço do outro, fica com alguns genes diferentes do seu, aumentando assim, a variabilidade genetica nas especies , e ...
Podemos considerar a permutação simples como um caso particular de arranjo, onde os elementos formarão agrupamentos que se diferenciarão somente pela ordem. As permutações simples dos elementos P, Q e R são: PQR, PRQ, QPR, QRP, RPQ, RQP.