O IBGE identificou 6 329 favelas em todo o país, localizadas em 323 dos 5 565 municípios brasileiros. As cidades com maior proporção de habitantes morando em favelas foram Belém, que tem mais da metade da população (53,9%) vivendo nesse tipo de aglomeração, Salvador (26,1%), São Luís (24,5%) e Recife (23,2%).
A origem do termo surgiu após a Guerra de Canudos, onde ficava o Morro da Favela original, graças a uma planta conhecida como faveleira, farta no local.
Resumo da notícia. Um levantamento realizado pela Organização das Nações Unidas (ONU) com informações reunidas até 2018 revela que, apesar dos esforços em diferentes países para garantir a melhora das condições de moradia, o mundo conta hoje com mais de 1 bilhão de pessoas vivendo em favelas.
Em 2006, um relatório divulgado pela ONU apontou uma estimativa de que o Brasil terá cerca de 55 milhões de pessoas morando em favelas em 2020, o que equivaleria a 25% da população do país.
A comunidade sofre com o descaso das autoridades públicas. Cenas inconcebíveis como crianças andando em meio ao lixo, falta de água nas torneiras, esgoto sanitário a céu aberto e ausência de energia elétrica fazem parte da rotina das pessoas.
"Você leva uma vida tranquila, mas não pode fazer coisas que eles acham ruins. Acostumar, a gente não se acostuma, mas vive um dia após o outro." A violência lá é presente, mas mais velada do que em outras favelas, dizem. "Não tem gente armada na entrada e nas ruas que nem em outros lugares.
70 mil habitantes
Favela da Rocinha surgiu em 1927 onde era uma roça, confira a história. O nome Rocinha vem de uma fazenda conhecida como "roça" que ocupava o local na década de 1920. É a maior favela da América Latina, localizada na Zona Sul do Rio e com uma população de cerca de 120 mil habitantes.
Um relatório da Polícia Civil afirma que a facção Comando Vermelho (CV) tem agora “o domínio do território” na favela da Rocinha, na Zona Sul do Rio de Janeiro, após expulsar traficantes da facção rival Amigos dos Amigos.
A Rocinha é uma favela localizada na Zona Sul do município do Rio de Janeiro, no Brasil. Destaca-se por ser a maior favela do país, contando com cerca de 100 mil habitantes.
837.
95 hectares
1920
Rocinha