Quem dança tem mais facilidade para construir a imagem do próprio corpo, o que é fundamental para o crescimento e a maturidade do indivíduo e a formação de sua consciência social. A dança é uma expressão artística baseada no movimento corporal.
O papel da dança na prática educativa tem o objetivo de resgatar, de forma natural e espontânea, as manifestações expressivas da nossa cultura. A expressão corporal como recurso da aprendizagem escolar, utiliza o corpo em movimento, estimulando a expressão de sentimentos e emoções que auxiliam na integração social.
Dançar é uma das maneiras mais divertidas e adequadas para ensinar, na prática, todo o potencial de expressão do corpo humano. Enquanto mexem o tronco, as pernas e os braços, os alunos aprendem sobre o desenvolvimento físico. Introduzir a dança na escola equivale a um tipo de alfabetização.
Pessoa com deficiência: Conheça quais são os seus direitos
Vapor do cigarro eletrônico pode favorecer asma e DPOC Estudos indicam que o vapor liberado pelo dispositivo pode, por exemplo, causar e agravar a tosse e a falta de ar, sintomas tanto do enfisema quanto da bronquite crônica, doenças que fazem parte da DPOC (doença pulmonar obstrutiva crônica).
O ar-condicionado e o ventilador podem prejudicar a asma? SIM. O ar condicionado pode provocar uma redução da umidade do ar e o ar ressecado pode ser irritante das vias aéreas.
Qualquer médico lhe dirá que fumar cigarro não é uma boa ideia para quem sofre de asma, mas há evidências de que a maconha pode ter efeitos benéficos para pessoas com asma ou outras condições respiratórias – mesmo quando fumadas.
Embora nem sempre seja possível evitar que a pessoa com asma seja exposta à poluição, especialmente nos centros urbanos, quanto menos isso acontecer, menores as chances de desencadeamento de uma crise. No caso da fumaça de cigarro, a exposição deve ser totalmente evitada. Um asmático não pode fumar.
Os pacientes que têm asma e fumam apresentam maior dificuldade em relação ao controle da asma, exacerbações mais frequentes, piora da qualidade de vida, maior quantidade de crises graves, além de mortalidade maior quando comparados aos asmáticos não tabagistas”, informa a pneumologista Renata Viana.
O tabagismo é uma doença (dependência de nicotina) que tem relação com aproximadamente 50 enfermidades, dentre elas vários tipos de câncer (pulmão, laringe, faringe, esôfago, estômago, pâncreas, fígado, rim, bexiga, colo de útero, leucemia), doenças do aparelho respiratório (enfisema pulmonar, bronquite crônica, asma, ...