João Gutenberg
Johannes Gutenberg Inventor alemão, considerado o pai da imprensa.
Johann Gutenberg
Durante a Idade Média, pode-se dizer que os jornais e o jornalismo tiveram o seu maior salto tecnológico: a prensa de papel inventada pelo Alemão Johannes Gutenberg possibilitou que o trabalho que antes era realizado manualmente pudesse ser feito por máquinas, tornando a publicação de livros de jornais muito mais ampla ...
Johannes Gutenberg
A prensa era movimentada por uma barra, que movia a rosca e o prelo. O papel ou o pergaminho ficava em cima dos caracteres, sob os quais era prensado por um prato de platina, ganhando o aspecto de uma página.
O que o criador da prensa tipográfica e um smartphone têm em comum? Quando o alemão Johannes Gutenberg criou a impressão tipográfica, no século 15, ele sabia que estava resolvendo um problemão para a humanidade: como reproduzir textos e livros em massa. ... Livros, documentos, estudos, revistas, histórias em quadrinhos.
Resposta. O desenvolvimento da imprensa foi determinante para a a divulgação de ideias humanistas.
Prensa de Gutenberg. ... Ele criou tipos móveis mais resistentes em relação aos chineses, que podiam ser reutilizados em outros trabalhos impressos. Do mesmo modo da Revolução Técnico-Científica, a prensa de Gutenberg facilitou o espalhamento de novas tecnologias por conta da democratização do conhecimento.
Resposta. Com a invenção de Gutemberg a comunicação torna-se mais fácil. O livro que antes era manuscrito um a um agora pode ser impresso em um menor tempo. Esta invenção vai contribuir muito para a divulgação das idéias de Lutero que se desliga da igreja católica e cria o movimento protestante.
A Imprensa criada por Gutenberg foi de extrema importância para o movimento protestante, principalmente luterano, por dois motivos: facilitou a divulgação das ideias e pensamentos de Lutero e de outros protestantes em relação ao cristianismo e a corrupção da Igreja Católica, e porque permitiu que as Bíblias pudessem ...
Entre seus críticos estavam Lutero e Calvino. CORRUPÇÃO: VENDA DE INDULGÊNCIAS- Comércio de relíquias sagradas. - Comércio fraudulento de perdão dos pecados. ... O MOVIMENTO LUTERANO• MARTINHO LUTERO (1483- 1546) Nasceu na Alemanha, influenciado pelo seu pai foi estudar Direito.
De qualquer modo, as principais críticas feitas contra a Igreja católica era a de que os padres eram corruptos, a Igreja havia se afastado da sua missão espiritual, se focando demais em assuntos terrenos e que era uma instituição dogmática que coibia o avanço científico.
Quando aconteceu a reforma protestante a igreja católica veio cada vez mais perdendo espaço na sociedade , começou com um homem um padre chamado Martinho Lutero q denunciou a a igreja católica por causa da venda de indulgencias como perdão dos pecados para os homens q fossem lutar na guerra e venda de terrenos no céu ...
Tal crise tem causas diversas, intra e extra eclesial: mudança cultural profunda, crise de identidade missionária da Igreja, crise de fé, crise de confiança, crise que convida a uma nova evangelização. ... Tal empenho se vincula ao sentido escatológico da fé e da vida eclesial.
O ponto de partida da reforma religiosa foi o ataque de Martinho Lutero, em 1517, à prática da Igreja de vender indulgências. Martinho Lutero era um monge da ordem católica dos agostinianos, nascido em Eisleben, em 1483, na Alemanha. ... Ele elaborou 95 teses que criticavam duramente a compra de indulgências.
Um dos eventos mais importantes da história da Europa foi a Reforma Protestante, que não só teve conseqüências religiosas, como também gerou uma divisão da sociedade européia, que levou a uma série de lutas entre Estados, que se tornou um dos cílios mais importantes dos séculos XVI e XVII.
A corrupção alastrava dentro da igreja católica. Motivos para o descontentamento – Venda de cargos religiosos; – Falta de preparação e vocação dos membros do clero; – Luxo, ostentação, vida mundana e imoral dos clérigos; – Venda da Bula das Indulgências.
Os católicos consideram que o ensino sobre o purgatório faz parte integrante da fé derivada da revelação de Jesus Cristo que foi pregada pelos apóstolos. Definições dogmáticas foram proclamadas pelo Segundo Concílio de Lyon (1274), o Concílio de Florença (1438-1445), e o Concílio de Trento (1545-1563).
Segundo o jornal The Jordan Times, a própria Igreja de São Jorge é considerada como a mais antiga igreja do mundo, construída no ano de 230 da era cristã. Este status é desafiado apenas por uma igreja, descoberta em Aqaba em 1998, que também data do século 3.
História. A Igreja de Antioquia traça suas origens à comunidade cristã fundada pelos apóstolos Pedro e Paulo.
O complexo todo é chamado, algumas vezes, de Mosteiro de Echmiatsin. De acordo com alguns estudiosos, foi a primeira catedral construída no antigo Reino da Armênia e é considerada a mais antiga do mundo.