O Direito Romano que educou através dos séculos os juristas e os povos, não pode ser desconhecido pelo advogado. ... E dessa forma é importante estudar as origens e a evolução do direito romano, a fim de se conhecer o ordenamento jurídico pátrio.
A Civilização Romana antiga contribuiu grandemente para o desenvolvimento do direito, arte, literatura, arquitetura, tecnologia, religião, governo, e da linguagem no mundo ocidental e sua história continua a ter uma grande influência sobre o mundo de hoje.
Mas não são apenas os nomes que demonstram as influências romanas em nossa vida atual. A língua que falamos no Brasil, a língua portuguesa que herdamos dos colonizadores, é uma língua derivada da língua falada em Roma: o latim. ... A Igreja Católica, que se diz herdeira de Roma, tem ainda hoje como língua oficial o latim.
A civilização romana antiga contribuiu para o desenvolvimento do direito, arte, literatura, tecnologia e arquitetura, tendo deixado um legado muito importante para a humanidade. O alfabeto romano é o sistema de escrita mais usado no mundo, tendo sido utilizado pelos romanos a partir do século VII a.
Segundo Capella (2002) o direito romano teve grande importância na constituição do direito quando permitiu que uma parte de seu conteúdo fosse elaborada por acordo entre particulares, adaptando-se às necessidades econômicas. ...
Resposta. Os legados gregos são:as vogais do alfabeto; o vocabulário técnico-científico e numerosas palavras do dia-a-dia; ... Os legados romanos são: a lingua portuguesa,derivada do Latim, o Direito Romano,alicerce do Direito Moderno e a literatura.
Principais legados dos romanos para as civilizações posteriores:
Os romanos ficaram conhecidos pela realização de grandes obras públicas que exigiram a criação de várias técnicas de construção inéditas. A utilização do cimento e a construção de arcos são alguns dos exemplos que revelam o acentuado grau de desenvolvimento da arquitetura romana.
O Latim era considerado a língua oficial do Império Romano e servia de base para diferenciar os cidadãos romanos dos povos bárbaros. Ele foi o responsável por unificar o Império e promover uma identidade entre seus cidadãos.
Após a queda do Império Romano e a invasão dos germânicos na Europa, várias línguas se originaram do latim. Estas línguas existem até os dias atuais, sendo as principais: Português, Francês, Italiano, Espanhol e Romeno. O alfabeto romano é utilizado até hoje na maioria dos países do mundo.
Resposta. O legado do povo egípcio é bastante complexo, mas resumidamente, os principais legados do povo egipcio sem dúvida são sua cultura, sua arquitetura na construção das piramides e o artesanato que sempre envolveu muita elegancia e sofisticação.
Outras heranças culturais de Roma encontram-se na arte, cultura e na arquitetura, além da religião cristã por meio da Igreja Católica, sendo que os romanos também foram responsáveis pela disseminação da filosofia grega na Europa.
São exemplos de heranças culturais deixadas pelos gregos a pedagogia, a filosofia, a democracia e a concepção clássica de teatro. Foram os gregos, por exemplo, os "pais" da Comédia e da Tragédia, assim como foram eles que criaram - dentro da nossa cultura - os coros e inventaram os festivais religiosos com música.
As 5 características herdadas do sistema familiar São: abertura para experiências, consciência, extroversão, afabilidade e neurose. São estas as 5 características que trazemos dos nossos antepassados, em maior ou menor grau, com diversas submodalidades entre elas.
É por isso que, em decorrência do predomínio da economia capitalista criada pelo Ocidente e que impõe um certo tipo de desenvolvimento das ciências e das técnicas, falamos, por exemplo, em “ocidentalização dos chineses”, “ocidentalização dos árabes”, etc. ...