Técnicas do exame físico Essas técnicas são divididas em inspeção (visão e olfato), ausculta (audição), palpação (tato) e percussão (tato e audição). É importante que durante essas técnicas (menos na ausculta), você informe ao paciente sobre o que você está fazendo e com qual objetivo.
Um dos exercícios que ajudam a alcançar uma barriga chapada é o abdominal....
Sibilos: Som agudo produzidos por vias aéreas estreitas, melhor ouvidos na expiração. Indicam broncoespasmo. Os chiados e sibilos de uma crise de asma ou DPOC podem ser ouvidos mesmo sem um estetoscópio. Estertores: Sons intermitentes, intensos, crepitantes, de totalidade média.
Sibilos são achados comuns em pacientes com quadros de broncoespasmo e obstrução das vias aéreas. Sem dúvida, uma das causas mais frequentes de queixas de sibilância, ou da sua ausculta no exame físico, é a asma brônquica. Apesar disso, inúmeras outras moléstias também podem cursar com a presença desse sinal.
Algumas medidas são úteis para aliviar e evitar a chieira: Ofereça bastante líquido para a criança, para solubilizar o muco. Evite bebidas muito geladas. Faça nebulizações com soro fisiológico ou simplesmente vá ao banheiro e, com a porta fechada, abra a torneira de água quente por algum tempo, respirando no vapor.
Como é o tratamento
Ele é causado pela hiperventilação que ocorre no sistema respiratório durante a risada. O estudo que envolveu 235 pacientes com asma constatou que 56% dos pacientes apresentavam a doença induzida pelo riso (LIA), tendo como primeiro sintoma uma tosse que começava 2 minutos após a iniciar o riso.
A condição é conhecida como cataplexia, uma súbita atonia muscular provocada por excitação nervosa de qualquer tipo, incluindo risadas. Ela é um sintoma da narcolepsia, condição em que o corpo não consegue regular apropriadamente os ciclos de sono.
Ainda segundo o pneumologista, a tosse por si só não é capaz de causar lesões mais sérias ou até irreparáveis à garganta. Entretanto, a causa da tosse pode sim causar uma lesão grave. “Como exemplos podemos citar os tumores de garganta, tuberculose laríngea, abscessos, dentre outros tantos”.