Entre os exemplos de organismos heterotróficos, podemos citar os animais, fungos e algumas espécies de bactérias e protistas. As plantas são organismos autotróficos, ou seja, capazes de produzir seu alimento.
seres heterótrofos
Seres autótrofos e heterótrofos Os vegetais são classificados como seres autótrofos (auto = próprio), pois "fabricam" seu próprio alimento a partir de substâncias inorgânicas.
Os seres que produzem seu próprio alimento são os produtores ou vegetais na cadeia alimentar. E os que se alimentam de outros seres vivos são chamados de consumidores ou animais. Explicação: HERBÍVOROS: animais que se alimentam de vegetais.
Alguns só comem plantas (folhas, sementes, etc); são chamados os animais herbívoros. Outros só comem carne; são os carnívoros. Outros ainda nutrem-se de plantas e de outros animais; são os onívoros. Os seres vivos nascem, desenvolvem-se, reproduzem-se, envelhecem e morrem.
Os seres humanos são mamíferos que se alimentam de produtos de origem animal e de origem vegetal.
O ser humano é considerado onívoro pois temos dentes menos desenvolvidos que os carnívoros e molares menos complexos que os herbívoros.
Os animais podem ser classificados de acordo com o tipo de alimento que ingerem em herbívoros, carnívoros e onívoros. - Herbívoros: são aqueles que se alimentam apenas de vegetais. ... Como exemplo de animais herbívoros, podemos citar o boi, veado, gafanhoto, borboletas, zebras, elefantes, girafas, entre outros.
Finalmente, em algum momento, ainda num ambiente sem oxigênio, os primeiros organismos teriam surgido na forma de seres unicelulares heterótrofos, nutrindo-se de matéria orgânica simples e produzindo gás carbônico (CO2) e álcool (C2H5OH), ou seja, os primeiros organismos vivos eram fermentadores.
Levando-se em conta os processos de formação e as maneiras de utilização dos gases oxigênio e dióxido de carbono, a sequência mais provável dos primeiros seres vivos na Terra é a de organismos: a) Heterótrofos anaeróbicos → autótrofos → heterótrofos aeróbicos.
A hipótese autotrófica afirma que os primeiros seres vivos que surgiram em nosso planeta eram capazes de produzir seu próprio alimento. Vivendo em um ambiente completamente hostil, esses seres teriam sido capazes de retirar do ambiente a energia necessária para a produção da matéria orgânica de que precisavam.
O ser autotrófico é capaz de produzir seu próprio alimento, diferentemente do ser heterotrófico. Todas as vezes que nos deparamos com a descrição de um grupo de seres vivos, observamos que eles são classificados em seres autotróficos e seres heterotróficos.
Oparin
A história da fotossíntese começou na Grécia Antiga quando as pessoas acreditavam que as plantas obtinham seu alimento a partir do solo. Os vegetais são seres autótrofos, ou seja, seres que conseguem produzir seu próprio alimento através de um fenômeno que chamamos de fotossíntese.
O processo evolutivo das plantas. Teorias evolutivas mostram que as plantas teriam evoluído a partir das algas verdes unicelulares, organismos fotossintetizantes que começaram a colonizar o ambiente terrestre há, aproximadamente, 1.
O primeiro cientista a fazer observações importantes sobre a fotossíntese foi o químico inglês Joseph Priestley em 1771. Durante um experimento, ele percebeu que uma vela dentro de um recipiente fechado se apagava já que não havia combustão. ... Mais tarde, soube-se que a substância era o próprio oxigênio.
A fotossíntese é o processo de conversão da matéria inorgânica em orgânica, realizado pelos seres clorofilados, ou seja, plantas, algas e certas bactérias, organismos que possuem pigmentos fotossintéticos.
Fotossíntese A fotossíntese é o processo realizado pelas plantas para que haja produção de energia necessária para que possam se manter vivas. Ao contrário dos animais, as plantas produzem o seu próprio alimento. Para que esse processo aconteça, a planta retira o gás carbônico do ar e também utiliza a energia do sol.
gás carbônico + água + luz = glicose + oxigênio Quando a luz incide em uma molécula de clorofila, essa absorve parte da energia luminosa que permite a reação do gás carbônico com água, produzindo carboidratos e liberando oxigênio. Observe a equação: Não pare agora...
C6H12O6 + 6 O2 + 6 CO2 + 6 H2O + Energia Nessa equação é possível identificar que a molécula de glicose (C6H12O6) é dividida, de modo que possa originar as substâncias mais simples (CO2 e H2O).
C6H12O6 + 6H2O + 6O2 12H2O + 6CO2 + Energia A energia liberada é utilizada na manutenção dos fenômenos vitais.