Milhares de terminações nervosas que formam os dois olhos compostos das abelhas e demais insetos. Cada omatídeo forma um ponto da imagem, sendo assim, a imagem total formada pelos olhos compostos é a soma das imagens formadas pelos omatídeos.
Cada unidade forma um ponto da imagem e a imagem total formada pelo olho composto é a soma de todas as imagens formadas pelos omatídios (MARICONI, 1999; GALLO, 2002). Os ocelos, por sua vez, não formam imagens propriamente dita, mas auxiliam o inseto na percepção do ambiente, principalmente em relação a luminosidade.
O rabdoma é constituído por um conjunto de células receptoras de luz, paralelas umas às outras. A informação luminosa será então transformada em impulso nervoso.
Enquanto os humanos conseguem enxergar nitidamente por até 12 metros de distância, os cães apenas enxergam nitidamente até mais ou menos 6 metros. Dependendo da distância, eles só conseguem ter foco em um objeto próximo e vêem o restante do ambiente de modo embaçado.
Um estudo realizado pela universidade americana Emory revelou que os cachorros se apegam aos donos e passam a nos ver como membros da família também. O fator responsável por isso é o olfato. Eles sentem de longe o cheiro do seu tutor e reconhecem o cheiro de outros animais.
Os pesquisadores descobriram que os cães não conseguem diferenciar as cores verde e vermelho. Para eles, as cores de maior contraste, que podem ser facilmente distinguidas são o amarelo e o azul, sendo estes os “tons” considerados ideais para quem quer presentear seu “melhor amigo” com uma bolinha ou outro brinquedo.
Teste a visão do seu cão A resposta à ameaça pode ser usada – acene com o punho fechado próximo ao olho e, se houver visão, o cão deve piscar o olho. Outro exame oftalmológico que você pode fazer é soltar duas ou três bolas de algodão na frente do seu cão.
A cegueira pode se manifestar em um cachorro por diferentes causas. O problema pode ser resultado da idade avançada do cão, de doenças infecciosas, diabetes, glaucoma, entre outras patologias. Mas existe também uma causa frequente que é bastante triste e lamentável: os maus tratos ao animal.
A principal característica é a mudança na aparência do olho afetado. Cães cegos ficam com o olho esbranquiçado e opaco. Eles também apresentam mais secreção e coceira ocular, piscam muito, passam mais tempo com o olho fechado e têm vermelhidão nos olhos.
A primeira resposta é que os cães escolhem ir atrás da pessoa que para eles é aquela mais afetuosa, ou seja, quem promove tudo o que eles precisam para se sentirem confortáveis, seguros e amados. Isso quer dizer que eles seguem as pessoas que cuidam dele de uma maneira com que eles se sintam bem.
A diferença é que a reação ao reencontro é muito mais intensa por parte do cão. Além do fato de não compreenderem a razão da ausência do seu dono, os cães também ficam felizes com a chegada dele porque passam a ter uma companhia para brincar.
Correm de um lado para o outro É por isso que às vezes quando voltam do passeio, começam a correr como loucos sem motivo aparente. Eles fazem isto como uma forma de queimar o excesso de energia que ficou no corpo e deve sair.
O alongamento ajuda o preparo para a busca por comida e a enfrentar brigas com outros animais. É uma maneira de esticar os músculos e preparar o corpo para as atividades do dia. Ao despertarem, os cães querem se movimentar, e alongar faz parte do instinto.
Os cães fazem isso por inúmeros motivos. Não só para se secar, mas também para retirar pulgas, poeira ou outro resquício que os incomodem, para se espreguiçar após uma longa soneca ou até mesmo por situações de estresse, como após ir ao veterinário, por exemplo.