Como afirma Maria das Dores Pimentel Nogueira (2005), a Extensão Universitária surgiu na Inglaterra, no século XIX, como “educação continuada” (Lifelong Education), destinada à população adulta que não tinha acesso à universidade.
Universidade é uma instituição de ensino superior que compreende um conjunto de faculdades ou escolas superiores destinadas à especialização profissional e científica. As universidades oferecem atividades de ensino, de pesquisa e de extensão, que são serviços de atendimento à comunidade, nas diversas áreas do saber.
A pesquisa no ensino jurídico é de suma importância para se aliar teoria e prática, uma ação refletida na área do Direito. Através dela é que podemos aprofundar o conhecimento, possibilitando a construção, reformulação e acumulação do saber.
A Pesquisa permite a construção e reconstrução do conhecimento e possibilita a abertura de trincheiras no ramo da Ciência. ... As instituições, ao incentivarem a articulação do ensino, pesquisa e extensão, não só contribuem para a formação de profissionais que a sociedade valoriza, bem como professores mais preparados.
A pesquisa analisada em seu caráter educativo e científico é compreendida como mediação pedagógica capaz de concretizar o aprender a aprender, contribuindo para a formação das cabeças-bem-feitas. ... 2 A democratização do acesso ao ensino superior e o desafio da aprendizagem significativa.
Exemplos de aplicação para o aumento da empregabilidade estão relacionados ao desenvolvimento das chamadas soft skills. São habilidades e competências comportamentais importantes para todo profissional. ... Investir no marketing pessoal permite ao mercado conhecer suas habilidades.
O que são competências comportamentais? ... “Conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes que afetam a maior parte do trabalho de uma pessoa, e que se relacionam com o desempenho no trabalho; a competência pode ser mensurada, quando comparada com padrões estabelecidos, e desenvolvida por meio de treinamento.”