Nabucodonosor acreditava em um deus supremo chamado "Marduk" e mandou restaurar o "Esagil", templo no qual o deus Marduk reina no meio da assembleia dos deuses da Babilônia, da qual é o soberano.
O monte Nebo na Jordânia com cerca de 817 m de altitude, é mencionado na Bíblia como o local onde Moisés viu a Terra Prometida e onde morreu, sem chegar a entrar nessas terras, que viu ao longe.
É uma divindade mesopotâmica equivalente ao cananeu Baal que personificava todo o panteão de deuses da natureza. Também era conhecido como Marduque ou Bel-Marduque e foi o principal deus do reino babilônio, sendo adorado em todo o Oriente Médio, inclusive na Pérsia.
Nome da principal divindade de um período inicial da mitologia babilónica, que significa senhor. Quando a cidade de Babilónia se tornou a mais importante da Mesopotâmia, os atributos e a designação de Bel passaram para o deus dessa cidade, Marduk. ...
A qual culturais, possivelmente, pertenciam os deuses Enlil e Bel...
As cidades-estados sumerianas, tradicionalmente, eram cidades-templos. Isto porque os sumérios acreditavam que os deuses haviam fundado as cidades para que fossem centros de cultos. Mais tarde, segundo a religião, os deuses limitavam-se a comunicar os soberanos as plantas das cidades e dos santuários.