A hiperplasia prostática benigna (HPB), também conhecida como aumento prostático benigno, é um problema urinário comum que afeta os homens, especialmente aqueles com mais de 50 anos. Ela dificulta o ato de urinar, piorando a qualidade de vida de milhões de homens no mundo todo.
O Câncer de Próstata é o resultado de uma multiplicação desordenada das células da próstata. Quando há presença de câncer, a glândula endurece. Na fase inicial, o câncer de próstata não tem sintomas. Em 95% dos casos, eles aparecem em estágio avançado.
Diagnóstico
O tamanho da próstata varia com a idade. Em homens mais jovens, tem aproximadamente o tamanho de uma noz, mas pode ser muito maior em homens mais velhos. A função da próstata é produzir o fluído que protege e nutre os espermatozoides no sêmen, tornando-o mais líquido.
O exame de próstata consiste em avaliar se há alterações presentes na glândula. Os exames mais indicados são o de toque retal e análise sanguínea do PSA.
A maioria dos cânceres da próstata é diagnosticada pelo rastreamento com o antígeno prostático específico (PSA) no sangue ou durante o exame de toque retal feito pelo urologista.
Além do PSA e do PSA livre, dosados nos exames atuais, ele analisa uma terceira molécula da família, o P2PSA, está mais ligada aos casos de tumores malignos. O PHI ajuda também a flagrar as versões mais perigosas da doença.
Geralmente, este exame é aconselhado pelo urologista quando existe suspeita de câncer, especialmente quando o valor de PSA está elevado, quando são encontradas alterações na próstata durante o toque retal, ou quando é realizado uma ressonância da próstata com achados suspeitos.
Os resultados da biópsia de próstata devem conter uma análise completa, com:
O exame PSA é simples e indolor e é feito em laboratório por meio da coleta de uma pequena amostra de sangue. Geralmente, homens saudáveis têm valores de PSA total inferiores a 2,5 ng/ml, antes dos 65 anos, ou inferiores a 4,0 no/ml, acima dos 65 anos.
O valor de PSA Total superior a 4,0 nanogramas por mililitro (ng/ml) pode indicar a presença do câncer de próstata ou de outra doença.
VALORAÇÃO PSA
Ter um PSA alto significa ter câncer de próstata. Uma doença da próstata, inflamação ou traumatismo, podem fazer com que maiores quantidades de PSA entrem na corrente sanguínea do homem. Um PSA elevado não significa câncer de próstata, mas pode estar alterado devido, por exemplo, a uma infecção do trato urinário.
O PSA total é considerado normal quando está em até 2,5 ng/ml. Se varia entre 2 e 10ng/ml, o médico pode pedir o PSA fracionado para avaliar melhor o quadro. Mas atenção: a taxa de PSA no corpo aumenta naturalmente com a idade.
O PSA livre só tem maior importância quando o PSA TOTAL estiver entre 4 e 10. Quanto mais baixo for a relação entre livre e total, maior o risco do paciente com PSA TOTAL elevado ter o diagnóstico de câncer. O PSA total varia com idade e tamanho da próstata, mas em geral aceita-se normal abaixo de 4ng/ml.