Dessa maneira, os resistores ôhmicos ou lineares são aqueles que obedecem a primeira lei de ohm (R=U/I). A intensidade (i) da corrente elétrica é diretamente proporcional a sua diferença de potencial (ddp), chamada também de voltagem.
I = Corrente elétrica, unidade âmpere (A é a letra que representa a unidade). R = Resistência elétrica, unidade Ohm (Ω é a letra grega que representa a unidade).
A Lei de Ohm, assim designada em homenagem ao seu formulador — o físico alemão Georg Simon Ohm (1789-1854) — afirma que, para um condutor mantido à temperatura constante, a razão entre a tensão entre dois pontos e a corrente elétrica é constante.
A Lei de Ohm é de suma importância para que possamos fazer cálculos referentes a energia elétrica. A Lei de Ohm é básica para a utilização das leis de eletricidade. ... A primeira Lei de Ohm estabelece que a tensão aplicada aos terminais de um condutor e a corrente elétrica são diretamente proporcionais.
A segunda lei de Ohm descreve quais grandezas físicas relacionam-se com a resistência elétrica de um condutor. De acordo com essa lei, a resistência elétrica de um condutor homogêneo é diretamente proporcional ao seu comprimento e inversamente proporcional à área transversal desse condutor.
A Lei de Ohm basicamente determina o conceito de resistência elétrica, além de relacionar ela com mais duas grandezas muito importantes: tensão e corrente. Essa relação refere-se a Primeira Lei de Ohm, mas, neste artigo, também falaremos sobre a Segunda Lei de Ohm, que fala sobre a resistividade e área do condutor.
A lei de OHM afirma que, para que um condutor mantido em temperatura à temperatura constante, a razão entre a tensão entre dois pontos e a corrente elétrica é constante. Essa constante é denominada como resistência elétrica. A origem de seu nome foi formulada pelo físico alemão = Georg Simon Ohm.
A primeira lei de Ohm nos apresentou uma nova grandeza física, a resistência elétrica. ... A resistência é diretamente proporcional ao comprimento do condutor e inversamente proporcional a área de secção (a espessura do condutor).
Resistência Elétrica (R ou r) é a capacidade de um condutor se opor e dificultar a passagem da corrente elétrica. Isto é conseguido através de resistores que transformam a energia elétrica em energia térmica.
ohm
De modo geral, os resistores podem ser classificados como Ôhmicos e Não Ôhmicos. Um resistor é dito Ôhmico quando a sua resistência não depende do valor absoluto nem da polaridade da diferença de potencial aplicada, e Não Ôhmico se o valor da resistência depender da tensão aplicada.