Endossimbiose é uma relação ecológica que ocorre quando um organismo vive no interior de outro. A palavra endossimbiose é derivada do grego, endo "dentro" e simbiose “viver junto”, ou seja, significa um organismo viver dentro do outro.
a) Mutualismo é um tipo de associação permanente entre seres vivos de duas espécies distintas, com benefício para ambos. ... Pode ocorrer entre organismos de mesma espécie ou entre indivíduos de espécies diferentes. d) No parasitismo, um indivíduo, denominado parasita, associa-se a outro indivíduo, chamado hospedeiro.
Peixes como a rêmora e o tubarão têm uma relação comensalista. As rêmoras prendem-se à pele do tubarão e alimentam-se com os restos do que ele come, sem o afetar. O parasitismo é uma relação em que um dos seres se beneficia e o outro é prejudicado.
→ Predatismo: um indivíduo mata outro para alimentar-se. Ex.: serpente e rato. → Parasitismo: o parasita retira do corpo do hospedeiro nutrientes para garantir a sua sobrevivência, debilitando-o.
As micorrizas são associações simbióticas entre fungos e raízes de plantas. ... As micorrizas constituem um tipo especifico de relação ecológica, o mutualismo, em que ambos os componentes se beneficiam com a interação (o fungo absorve açúcares e as plantas aumentam a captação de nutrientes).
Animais que atuam como dispersores de sementes também estabelecem com plantas uma relação de protocooperação. ... Quando ele se alimenta de seus frutos, engolem suas sementes, que saem intactas em suas fezes.
As micorrizas são formadas pela associação de fungos (geralmente ascomicetos e basidiomicetos) com as raízes de determinadas plantas.
Os liquens são organismos formados por associação interespecífica entre algas e fungos. Trata-se de uma relação harmônica entre espécies diferentes: fotobionte (algas) e micobionte (fungos). Essa relação ecológica é chamada de mutualismo obrigatório ou simbiose.
Herbivoria. Pois a zebra, que é um animal herbívoro, se alimenta do capim, que é um vegetal.
Entre o abutre e o leão: Comensalismo, pois o abutre aproveita os restos de comida deixadas pelo leão e se alimenta. Entre o capim e zebra: Herbivorismo, pois a zebra está se alimentando de uma planta.
A relação ecológica entre o Gavião-Peregrino (Falco peregrinus) e o Pombo (Columba livia) é de predatismo, ou predação, de forma mais popular.
O gavião - carrapateiro alimenta- se entre outras coisas,de carrapatos que procura em animais como capivara,dois e cavalos. Dessas maneira, presta um serviço a esses animais, já que os livra dos parasitas. Represente uma cadeia alimentar da qual participem,entre outros seres,o carrapato e o gavião-carrapateiro.
A relação ecológica entre uma ave e um carrapato, é uma relação de parasitismo, isto é: o carrapato se aproveita da ave para seu benefício próprio.
Resposta: A relação entre a ave e o carrapato é desarmônica pois a ave é beneficiada e o carrapato não. Já na relação entre a ave e o rinoceronte é harmônica pois os dois são beneficiados.
Resposta: A relação ecológica entre um rinoceronte e um carrapato é a mesma anterior, dado que o parasitismo marca a ação do carrapato sobre o rinoceronte, e o primeiro se beneficia.
A protocooperação ou mutualismo facultativo é uma relação ecológica harmônica em que todos os participantes são beneficiados, podendo viver de forma independente, sem sofrerem prejuízos. Um exemplo de relação do tipo protocooperação é o que ocorre entre o caranguejo-ermitão e a anêmona-do-mar. ...
No caso da relação entre a ave e o rinoceronte, ou até mesmo outros animais, como a ave e o jacaré, é a chamada de protocooperação, porque as duas espécies se beneficiam: a ave se alimenta do carrapato e o rinoceronte se livra deles.
Resposta. A relação entre o pássaro e carrapato é predatismo. Em outra situação caso o carrapato se encontre no boi e o pássaro predar(comer) ocorre a protocooperação facultativa.
b) A relação entre estes dois animais é chamada de protocooperação. Neste tipo de relação, as duas espécies são beneficiadas apesar de uma não ser dependente da outra.
Compartilhe! A relação entre tubarões e rêmoras é um exemplo de comensalismo. Nessa relação, a rêmora prende-se ao corpo do tubarão e alimenta-se dos restos de comida deste.
As relações ecológicas ocorrem entre indivíduos de uma mesma espécie (relações intraespecíficas) ou de espécies diferentes (relações interespecíficas).
As hienas e leões também são exemplos de comensalismo. Assim como os abutres, as hienas alimentam-se dos restos deixados pelo leão. Observe que, nesse caso, a hiena conseguiu o alimento sem o desgaste da caçada e também não prejudicou o leão que já havia se alimentado.
O comensalismo é uma relação ecológica entre espécies diferentes em que uma é beneficiada e a outra não é beneficiada, nem prejudicada.
A competição é uma relação ecológica desarmônica que pode tanto envolver indivíduos de espécies diferentes (interespecíficas), promovendo a concorrência por um ou mais recursos do meio: água, alimento, luminosidade e espaço físico, bem como entre indivíduos de uma mesma espécie (intraespecíficas), onde além dos demais ...