A matéria-prima para trefilação, comumente denominado fio-máquina, é o arame laminado a quente que não se fabrica em diâmetros menores que 5,5 mm. Por outro lado, ao longo das etapas de trefilação o material é encruado, ou seja, sua resistência mecânica cresce à medida em que a redução de área aumenta.
A fieira confere ao material extrudido a forma desejada. A fieira deve ser aquecida a uma temperatura adequada, a fim de se obter um extrudido com uma superfície bem lisa e uma correcta definição de todas as suas arestas. ...
Para obter essa medida, podemos usar um verificador (pente / canivete) de rosca, escala ou paquímetro, sendo mais confiável o verificador de rosca. Esses instrumentos são chamados verificadores de roscas e fornecem a medida do passo em milímetro ou em filetes por polegada e, também, a medida do ângulo dos filetes.
São instrumentos geralmente fabricados de aço, temperado ou não. Apresentam formas e perfis variados. Utilizam-se para verificar e controlar raios, ângulos, folgas, roscas, diâmetros e espessuras.
Os verificadores também são usados para medição indireta. Nesta aula, são estudados os seguintes verificadores: régua de controle, esquadro de precisão, gabarito, escantilhão e fieiras. Réguas de controle são instrumentos para a verificação de superfícies planas, construídas de aço, ferro fundido ou de granito.
O calibrador, também chamado de padrão, é usado para transferir exatidão ao sistema analítico, ou seja, para ajustar a medição dos parâmetros para o mais próximo do valor real. ... O calibrador possui uma matriz proteica e pode ser utilizado para calibrar um ou mais parâmetros.
4) Com um calibrador de lâminas de 0,03mm ou maiores, medir a folga inicial existente entre o anel externo e o rolo do rolamento que esteja mais livre. Estando o rolamento apoiado sobre o anel externo, medir a folga no rolo que esteja mais acima. Estando apoiado no eixo medir no rolo que esteja mais abaixo.
Características Técnicas