O tratamento suporte mais importante para pacientes com anemia severa é manter adequada a oxigenação tecidual. Esta deve ser realizada por meio da manutenção da volemia, já que alguns desses pacientes se encontram desidratados, além de repouso, oxigenoterapia e transfusão sanguínea.
A expressão hemólise intravascular define a forma de hemólise em que ocorre a ruptura dos eritrócitos dentro dos vasos sangüíneos, já hemólise extravascular denota a retirada exacerbada dos eritrócitos pelo sistema fagocítico mononuclear.
Crenação é quando ocorre a saída excessiva de água (a célula murcha) e isso da origem a crenação. Hemólise é a destruição de glóbulos vermelhos (as hemácias) do sangue por rompimento da plasmática e isso resulta na liberação da Hemólise .
A anemia hemolítica autoimune nem sempre tem cura, no entanto, possui tratamento que é feito principalmente com o uso de medicamentos para regularizar o sistema imune, como corticoides e imunossupressores.
A anemia hemolítica é moderada; o hemograma mostra numerosos leptócitos, raros drepanócitos e alguns eritrócitos com uma forma peculiar, ditos pecilócitos SC, decorrentes da dupla cristalização das hemoglobinas anormais; a CHCM costuma estar diminuída (hipocromia sem microcitose).
Esse exame mede a quantidade de haptoglobina no sangue, uma proteína produzida pelo fígado. Sua função é retirar a hemoglobina livre do plasma. A haptoglobina forma com a hemoglobina livre um complexo que é retirado rapidamente da circulação e destruído pelo fígado.
História e exame clínico....Os sintomas e sinais a serem avaliados são:
Reticulócitos são hemácias imaturas. São produzidos pela medula óssea quando as células tronco se diferenciam para formar hemácias.
O que é o exame: coleta de sangue venoso para dosagem da concentração de reticulócitos, células da linhagem dos glóbulos vermelhos recém-emitidas na circulação sangüínea. Para que serve: útil no diagnóstico diferencial de anemias e no acompanhamento do tratamento.
Reticulócitos são eritrócitos (ou hemácias ) imaturos, recém-emitidos na circulação sanguínea. Eles são produzidos na medula óssea e liberados na circulação e normalmente amadurecem em um ou dois dias em hemácias , as quais têm uma vida útil de aproximadamente 120 dias em circulação .
Potássio no sangue (k+) (código AMB: Potássio 4.
Os três primeiros dados, contagem de hemácias, hemoglobina e hematócrito, são analisados em conjunto. Quando estão reduzidos, indicam anemia, isto é, baixo número de glóbulos vermelhos no sangue. Quando estão elevados indicam policitemia, que é o excesso de hemácias circulantes.