A ambiguidade é a característica de uma palavra, expressão ou frase que tem duplo sentido ou que gera dúvida quanto ao seu significado. A ambiguidade pode ser lexical ou estrutural.
Tipos de ambiguidade
Ambiguidade ou anfibologia é o nome dado, dentro da linguística na língua portuguesa, à duplicidade de sentidos, onde alguns termos, expressões, sentenças apresentam mais de uma acepção ou entendimento possível. Em outras palavras, ocorre quando, por falta de clareza, há duplicidade de sentido da frase.
1 Que tem sentido duvidoso ou incerto; dúbio: Informação ambígua. 2 Que é vago, impreciso ou indefinido: Não quis se comprometer; deu respostas muito ambíguas.
adjetivo Que contém ou pode conter múltiplos sentidos; que não apresenta um único sentido. ... A palavra do ambíguo deriva do latim "ambiguus,a,um", com dois sentidos.
Embirro vem do verbo embirrar. O mesmo que: malquero, insisto, teimo, detesto, antipatizo, implico, embezerro.
Ambiguidade trata-se da possibilidade de se inferir mais de um sentido ou significado de uma mesma frase. Ao invés de a mensagem ser transmitida de maneira clara por meio de uma frase, essa causa uma dúvida em seu receptor, já que é possível interpretá-la de mais de uma maneira.
Para resolver a ambiguidade o melhor é reescrever a frase, dividindo-a em duas orações, mesmo que para isso seja necessário repetir palavras. Uma possibilidade seria: Pai do namorado de Diana rejeita o relatório que investiga a morte da princesa em Paris, em 1997.
Como evitar a ambiguidade
A única frase que não possui ambiguidade é a exposta na afirmativa A! Aqui, não existe outro sentido possível. A ambiguidade é um vício de linguagem que acontece, de forma proposital ou não, quando termo apresenta dois sentidos diferentes.
Peguei o ônibus correndo. Família muda. O cachorro do seu pai fugiu com a cachorra da minha mulher.
Comentário: Às vezes, quando um trecho é ambíguo, é o conhecimento que o leitor tem dos fatos que lhe permite fazer uma interpretação adequada do que lê. Um bom exemplo é o trecho acima, no qual há duas ambigüidades, uma decorrente da ordem das palavras e a outra, de uma elipse do sujeito.
Duplo sentido, também chamado de trocadilho, é uma frase ou palavra que tem dois sentidos diferentes, geralmente são engraçadas ou irônicas. ... Muitas vezes, as frases com duplo sentido possuem uma certa malícia, uma conotação sexual, uma piada etc.
Duplo sentido é uma figura de linguagem semelhante ao trocadilho, na qual uma frase ou expressão pode ser entendida de duas maneiras distintas, com a intenção de provocar humor ou ironia. ...
Frases de duplo sentido para zoar os amigos Toda pessoa pública é antes uma privada. Se ferradura desse sorte burro não puxava carroça! Em briga de saci qualquer chute é uma voadora. Quem cedo madruga passa o dia com sono.
Se alguém te pedir pra dar uma asinha no churrasco você dá? Eu vou fazer um feijão, se eu cozinho com linguiça você gosta? Jogando bola você fica na banheira para os outros se enfiarem por trás? Se começa a chover uma chuvinha em cima de você cai bem?
Linda, maravilhosa. Jesus te ama, e eu também! Arrasa, viada! Tão linda que parece uma lasanha....Portanto, confira logo abaixo alguns comentários e se inspire na hora de elogiar sua amiga em fotos.
Piadas de duplo sentido podem servir como alívio cômico em diversas situações. Confira uma lista deste tipo de piadas que você pode fazer: Amor, se você fosse um refrigerante seria soda. Porque no meu coração só dá você.