EQST

Qual A Diferença Do SPDA O De Um DPS?

Qual a diferença do SPDA é o de um DPS?

Quando existir SPDA na edificação deve ser instalado DPS classe I, para efeitos diretos e DPS classe II para efeitos indiretos. Porém, quando existem equipamentos muito sensíveis na instalação, é aconselhado instalar um DPS classe III naquela determinada tomada.

O que é DPS Classe 1?

DPS Classe I. Esse dispositivo de proteção contra surto se caracteriza por sua capacidade de suportar correntes impulsivas com formas de onda de 10/350 µs, que simulam o impacto direto de correntes de descargas atmosféricas naturais. ...

Qual a diferença do DPS classe 1 e 2?

Repare que em nenhum momento foi dito que a diferença é o valor da corrente de impulso que ele conduz. Um DPS Classe 1 de 40kA tem um objetivo diferente de proteção que um DPS Classe II com os mesmos 40kA. Não se pode trocar um DPS Classe 1 de 40kA por outro Classe 2 de 40kA.

Como escolher a classe do DPS?

Para especificar um DPS deve-se inciar pela classe do DPS, I,II ou III. Isso depende do tipo de edifício que estamos trabalhando e se há ou não SPDA instalado. Após isso, se escolhe a tensão do DPS, não confundir com a tensao da rede. É necessário informar se a corrente do DPS é nominal ou máxima.

Quais os tipos de DPS?

Os Dispositivos de Proteção contra Surtos (DPS) são classificados em tipos I, II e III, em função do conceito de Zonas de Proteção contra Raios (ZPR). Cada tipo de DPS tem uma finalidade especifica e deve ser instalado no local correto, para que ele cumpra as suas finalidades.

Qual o DPS adequado para uma residência?

Considerar sempre a tensão entre Fase e Neutro. Um DPS de 127V~ ligado em 220V~ irá queimar. Já um DPS de 220V~ poderá também ser utilizado em redes de 127V~, porém para maior eficiência, recomenda-se manter iguais as tensões da rede e do DPS.

Quanto ao local de instalação do DPS segundo a sua classificação?

Segundo a norma NBR 5410, o DPS deve ser instalado em todas as instalações elétrica com o objetivo de prevenir surtos elétricos na rede! A norma permite que a instalação do DPS seja feita tanto antes, quanto depois do disjuntor geral.

Como instalar DPS no padrão?

Como instalar o DPS no padrão de entrada? O local para instalação do DPS deve ser na mesma estrutura em que está alojada a caixa de entrada de energia elétrica.

Como montar um DPS?

A ligação do DPS trifásico pode ocorrer de duas formas, em série ou paralelo. Na ligação em série, o DPS fica protegido por meio do dispositivo de proteção, instalado no quadro de distribuição em série com o DPS. Em caso de sobrecarga no DPS, o dispositivo de proteção dispara, interrompendo toda a instalação.

Como é instalado o Clamper?

O VCL deve ser instalado em paralelo com a carga, pode ser instalado entre condutores vivos ou condutores vivos e condutor terra. Fluxograma de instalação CLAMPER VCL, tipo fluxograma, que pode ser utilizada como fonte auxiliar de informação. É importante que para especificação do DPS seja recorrido à NBR 5410.

Como funciona o DPS Clamper?

O princípio de funcionamento é o mesmo, como em qualquer outro surto elétrico, assim que o dispositivo de proteção constatar esse altíssimo pique de energia na rede ele desvia toda ela pelo sistema de aterramento.

Como funciona o Clamper?

Clamper Tel: é um produto criado para proteger simultaneamente aparelhos ligados à rede elétrica e dispositivos conectados através do padrão RJ11, como telefones e eletroeletrônicos com conexão cabeada à internet. ...

O que é o Clamper?

O CLAMPER Energia + Cabo é um Dispositivo de Proteção contra Surtos (DPS) Classe III, que oferece a proteção para aparelhos eletroeletrônicos conectados simultaneamente à rede elétrica e linhas de sinal/dados, como TVs, decodificadores de TV a cabo, modems de internet, entre vários outros.

O que o DPS protege?

A sigla DPS é para Dispositivos de Proteção contra Surtos. Esses, por sua vez, são equipamentos que conseguem detectar sobretensões transitórias na rede elétrica. Classe III: dispositivos instalados próximos a equipamentos ligados à rede elétrica, de dados ou telefônica, para proteção fina. ...

Para que serve o Clamper da Oi?

O CLAMPER Energia + Tel permite que você proteja aqueles que possuem conexão à rede elétrica e linha telefônica, como telefones, centrais telefônicas, modems ADSL, PABX e muito mais. Não deixe seus equipamentos expostos à danos e queimas causadas por raios e surtos elétricos. Use CLAMPER e fique tranquilo!

O que o que é DPS?

DPS é um desses termos – e pode ser mais importante do que você imagina. DPS é a sigla para Dispositivo de Proteção contra Surtos, também conhecido como Supressor de Surtos e Protetor contra Surtos Elétricos.

O que tem dentro de um DPS?

Por dentro do cartucho temos apenas um componente elétrico que é o varistor, a peça azul que ocupa praticamente todo o espaço dentro do DPS. ... O varistor é na verdade um VDR (voltage depended resistor), ou seja, o varistor é um resistor dependente da tensão elétrica.

Qual é a função do IDR?

IDR é o dispositivo que acusa a fuga de corrente e desarma o circuito, seja por uma instalação mal feita, desgastes do cabo ou até mesmo uma pessoa levando um choque. O uso do IDR não dispensa o uso do disjuntor, já que ele não faz a função dos disjuntores.

Quando devo usar disjuntor DR?

De acordo com o item 5.

Quando se usa o termo doutor?

Principais Aplicações do disjuntor DR

  1. Circuitos que possui pontos de utilização em locais que contenham chuveiros, banheiras, torneiras, etc;
  2. Circuitos que contemplem tomadas em áreas externas;
  3. Circuitos que tenham tomadas internas porém que possam alimentar aparelhos na área externa;

Como escolher um IDR?

Como é dimensionado o Interruptor Diferencial Residual?

  1. A corrente nominal deve ser maior ou igual à corrente de projeto (Ip) do circuito ou a soma das correntes de projeto (Ip) dos circuitos que está protegendo;
  2. A corrente nominal do IDR deve ser maior ou igual à corrente nominal do disjuntor.